Sociedade

Cada vez mais brasileiros querem deixar Portugal

Os pedidos de apoio ao regresso voluntário de imigrantes em Portugal bateram recordes em 2022, com 1.051 inscritos, a maioria dos quais brasileiros, com 913 inscrições, informou esta sexta-feira o chefe de missão da Organização Internacional das Migrações (OIM) em Lisboa.

“Os números dão um recorde de inscritos no programa [ÁRVoRE, de apoio ao retorno voluntário e reintegração de imigrantes no país de origem]. Tivemos 1.051 inscritos em 2022, e do total de retornados falamos de 394 pessoas”, indicou Vasco Malta em declarações à agência Lusa, acrescentando: “Para o Brasil, mais especificamente, houve 913 inscrições, que também é um recorde bastante significativo, e retornaram para o Brasil 350”.

O programa Árvore da OIM é co-financiado pelo Governo português através do Serviço de Estrangeiros Fronteiras e pelo Fundo de Asilo, Migração e Integração da União Europeia.

Em 2021, o programa registou 288 inscritos, dos quais 219 eram imigrantes brasileiros, e no total regressaram ao país de origem 113 pessoas, dos quais 93 brasileiros.

Segundo a OIM, os pedidos de regresso aos respectivos países de origem estão relacionados com a alta taxa de desemprego ou a falta de condições dignas para prosseguir vida em Portugal.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *