Sociedade

Cada vez mais brasileiros pedem cidadania portuguesa

Há cada vez mais brasileiros em Portugal e, segundo escreve o Jornal de Notícias esta segunda-feira, com base em dados facultados pelo Ministério da Justiça, os anos de 2020 e de 2021 foram aqueles em que, desde 2010, mais cidadãos do Brasil adquiriram nacionalidade portuguesa, ultrapassando os 100 mil.

Em 2010 foram 24 044 os que passaram a ter cidadania portuguesa – seja por atribuição ou por aquisição -, mas no ano passado esse número quase duplicou para 48 874, depois de em 2020 terem sido 58 041 a requerem nacionalidade.

As alterações legislativas mais recentes, a procura por uma igualdade de direitos e um maior interesse na participação política são, segundo Cynthia de Paula, presidente da Casa do Brasil de Lisboa, os principais motivos para este aumento de cidadãos brasileiros interessados em Portugal.

O jornal escreve ainda que a comunidade brasileira em Portugal continuar todos os anos a crescer, sendo a principal nacionalidade estrangeira residente no país (29,3% em 2021, num total de mais de 200 mil pessoas), o que faz com que, consequentemente, o número de pedidos de naturalização seja maior.

Contando desde 2010, perto de 388 mil brasileiros conseguiram a nacionalidade portuguesa.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *