AtualidadeEconomiaPaís

Cada residente em países da União Europeia desperdiçou 127 quilos de comida em 2020

Em média, por cada habitante nos países da União Europeia, foram desperdiçados 127 quilos de comida. Os dados foram divulgados esta terça-feira pelo Eurostat e são relativos ao ano de 2020. Este número representa 55% do total de resíduos alimentares produzidos nos 27 Estados-membros.

Já por agregado familiar, o valor de desperdícios alimentares por pessoa ronda os 70 quilos.

“A luta contra o desperdício alimentar dos consumidores continua a ser um desafio, tanto na UE como a nível mundial. O desperdício alimentar doméstico é quase o dobro do desperdício alimentar proveniente dos setores de produção primária e do fabrico de produtos alimentares e bebidas”, indica o Eurostat.

Os restaurantes e serviços de alimentação foram responsáveis ​​por 12 kg de desperdício alimentar, por pessoa (9%), enquanto o retalho e distribuição de alimentos foi o setor com menos desperdício alimentar, (9 kg; 7%), no entanto, o impacto dos bloqueios do COVID-19 nesses dois setores ainda está a ser analisado. 

Em Portugal, o cenário é ainda mais drástico. Comparativamente aos outros países da UE, cada cidadão português desperdiçou em média 184 quilos de alimentos, e 124 quilos por cada membro do agregado familiar. Valores já divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), no passado dia 29 de Setembro, Dia Mundial de Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentar.

Apenas no que diz respeito ao fabrico de bebidas e produtos alimentares é que Portugal se manteve abaixo da média europeia. O nosso país registou 6 quilos por pessoa para os 23 quilos na UE, e de produção “primária”, 10 quilos por habitante tendo em conta os 14 quilos da globalidade dos 27 Estados-membros.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *