EmpresasSesimbra

Cabo Equiano da Google liga Sesimbra à África do Sul

O novo cabo submarino Equiano chegará esta semana a Portugal, mais especificamente a Sesimbra, e permite ligar o país à África do Sul, com ligações intermédias no Gana, Nigéria, Namíbia e Rupert’s Bay, em Santa Helena.

O Museu Marítimo, em Sesimbra, recebeu a cerimónia de celebração da chegada do cabo a Portugal, na qual participou o primeiro-ministro António Costa e o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos.

O primeiro-ministro afirmou que Portugal «é por razões geográficas o ponto de ligação do continente Americano, Africano e Europeu» e destacou «a posição global do país na ligação às novas autoestradas do século XXI através da a ligação submarina».

Pedro Nuno Santos destacou «a honra muito grande de partilhar este momento que é um marco na História não apenas para a Google, mas também para Portugal».

Ambos os políticos destacaram «a posição geográfica privilegiada e estratégica do país», a par com Bernardo Correia, country manager da Google em Portugal, que relembrou os desafios e demoras da viagem do navegador Bartolomeu Dias, e destacou «o sentimento de dever cumprido», bem como os «investimentos estruturantes e históricos», que com o novo cabo Equiano vão permitir a criação de empregos, apoio à transição digital, às artes e cultura e ao empreendedorismo.

O cabo Equiano, que chegou a Portugal com as parcerias da Altice Portugal e Alcatel, tem aproximadamente 15 mil quilómetros, o cabo de fibra ótica correrá ao longo da costa Ocidental de África.

O contrato de concessão para o mesmo já tinha sido assinado pelo Estado português e a Google em setembro de 2021 e tem uma vigência de 25 anos, tendo sido os títulos de concessão assinados pela Direção-Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), em representação do Estado Português, e a Blue Path Technology Unlimited Company, mandatada pela Google.

Presente no fundo do mar, o cabo pretende alavancar o crescimento de internet global, ligando digitalmente ilhas, países e continentes. A conectividade dos cabos submarinos pode contribuir para um reforço de 500 milhões do PIB português nos próximos anos.

O cabo Equiano que, chegará esta semana a Portugal, foi assim batizado em homenagem ao escritor nigeriano Olaudah Equiano, que foi escravizado em criança.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *