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Burlas geraram 16 reclamações por dia no Portal da Queixa

O Portal da Queixa, a maior rede social de consumidores de Portugal, recebeu entre janeiro e novembro, mais de 5000 reclamações relacionadas com burlas, o que indica uma tendência de crescimento, com um aumento de 77%, comparativamente com 2019.

Durante o período de 1 de janeiro e 30 de novembro, foram registadas 5427 reclamações relacionadas com burlas, uma média de 16 reclamações por dia. A comparação com o período homólogo reflete um crescimento de 77%, face às 3066 queixas registadas em 2019.

Segundo a análise do Portal da Queixa, estes resultados demonstram que os esquemas de burla e fraude registam uma tendência de crescimento, tendo sido igualmente ampliados pelo atual contexto pandémico.

Inverter esta realidade passa por potenciar a literacia digital dos portugueses, uma aposta recentemente encabeçada pelo Portal da Queixa com a criação do movimento cívico #NãoSejasPato.

Esta campanha, lançada por altura da Black Friday, já alcançou a adesão de mais 7000 consumidores que quiseram, voluntariamente, testar os seus conhecimentos de literacia digital através de um Quiz disponível na plataforma: www.naosejaspato.pt

As restrições de circulação impostas pela condição pandémica fizeram disparar as compras online e acelerar o e-Commerce, uma realidade que merece a atenção do Portal da Queixa enquanto maior comunidade de consumidores em Portugal, que defende a criação urgente de medidas que defendam os direitos da nova sociedade digital que está a emergir.


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