AtualidadeJustiça

Burlas aumentam nos pagamentos de MB Way

São cada vez mais os portugueses que são burlados nos pagamentos por MB Way, as autoridades estimam que já ascendam a 3,5 milhões de euros as burlas provocadas pelos criminosos e desde o início do ano que já foram registadas 4111 queixas por esse crime.

São vários os casos e muito recentemente o Diário do Distrito soube que um comerciante de Lisboa ficou com a sua conta a zeros depois de ter colocado um código cedido pelo burlão a pensar que seria um código de autorização para receber o pagamento de uma encomenda no valor de 208 euros.

A vítima em pouco tempo ficou com a conta reduzida a zero euros. Casos como este são muito recentes, já que anteriormente seria pedido o número de telemóvel e os burlões a sacarem valores das contas das vítimas.

[themoneytizer id=”61056-1″]

 

Os alertas são deixados quase diariamente pela PSP, GNR e PJ para que os portugueses não entrem neste esquema de burlas, pois só a GNR já terá contabilizado perdas nas contas dos queixosos de 1,5 milhões de euros e a PSP cerca de 2 milhões.

Fonte da GNR adianta que foram identificadas 127 pessoas por suspeitas de autoria destes crimes, mais que as 91 localizadas em 2018 e 2019. O Ministério Público está a investigar os crimes e que deverá entregar a investigação à Polícia Judiciária, pois é um crime de burla informática.

O que fazer em casos como estes

Não ceda dados pessoas e confidenciais como respostas a mensagens de correio eletrónico ou SMS, mesmo que parece de uma entidade legítima. Desconfie sempre, pois bancos, CTT, EDP nunca pedem para adicionar a sua conta bancária ou número de telemóvel que não é seu ou não conhece.

Caso seja contactado, desconfie e ligue para a empresa que supostamente o contacta.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *