
No início de um novo ano escolar, o Ministério da Educação dá a conhecer novas medidas para combater situações de bullying nas escolas, com um plano e a campanha associada, cujo lema é ‘Escola sem bullying. Escola sem violência’.
A tolerância será zero nestas situações e o ministério de Tiago Brandão Rodrigues criou para esse efeito um novo campo no sistema de informação de segurança escolar, a plataforma usada pelos diretores para reportarem à tutela ocorrências que acontecem no interior dos estabelecimentos de ensino.
Actualmente, os directores escolares já têm de comunicar ameaças ao professor, agressões a funcionários, ou roubos de telemóveis e vão passar também a reportar casos de bullying e cyberbullying, de forma a «contornar o facto de estes casos não serem considerados uma tipologia de crime», refere o ministério.
A campanha «Escola sem violência» prevê um conjunto de medidas que ajudam a identificar sinais de alerta, orientam professores e escolas e levam a intervenções mais eficazes e um dos aspetos contemplados no plano passa por uma mudança na forma como o problema é assumido dentro das escolas, passando a ser tratado como uma situação de «violência em meio escolar».
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito