Atualidade

Braga: Município e APA assinam protocolo para requalificação do Rio Torto, Ribeira de Panoias e Ribeira de Castro

Intervenção ficará concluída até final de 2023

O Município de Braga assinou hoje, dia 26 de Novembro, um protocolo de cooperação técnica com a Agência Portuguesa do Ambiente para requalificação e renaturalização do Rio Torto, Ribeira de Panoias e Ribeira de Castro.

O protocolo visa, entre outros aspectos, preparar e apresentar o processo de candidatura ao programa de financiamento comunitário para a realização da acção de reabilitação desta rede hidrográfica, que será executada pelo Município.

Este projecto de Requalificação/Renaturalização será desenvolvido no âmbito do REACT-UE, um mecanismo europeu que complementa o financiamento da coesão para os países da União Europeia nos primeiros e cruciais anos da recuperação após o surto de Covid-19.

Como referiu Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, esta é uma zona que tem ´várias patologias do ponto de vista da degradação ambiental e da segurança de pessoas e bens nos períodos de maior pluviosidade´. “Queremos com esta intervenção, à qual se junta o lançamento do concurso para a nova ETAR, corrigir estes problemas históricos existentes na zona e, acima de tudo, criar mais uma zona aprazível de fruição para toda a comunidade”, referiu.

Por seu turno, José Carlos Pimenta Machado, Vice-Presidente da APA, adiantou que a intervenção vai permitir mitigar os efeitos das alterações climáticas na zona. “Ao recuperar as margens e melhorar as condições de escoamento, estamos a preparar-nos para responder melhor a eventos extremos que serão cada vez mais frequentes”, disse.

O projecto ficará concluída até final de 2023 e terá financiamento comunitário de 1,5 milhões de euros. A esse valor acresce mais um milhão de euros, suportado pelo Município, de intervenções adicionais não incluídas na candidatura a financiamento comunitário.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *