Montijo

Bombeiros Voluntários e Plano Diretor Municipal em discussão na reunião camarária do Montijo

A reunião camarária do Montijo, que decorreu na tarde desta quarta-feira, teve início com a habitual declaração de Nuno Canta sobre os números e as medidas que a autarquia tem implementado no âmbito da Covid-19.

Na sua intervenção, o vereador Carlos Almeida (CDU) abordou a temática da qualidade de vida e ambiente, questionando a situação em que se encontra o Plano Diretor Municipal (PDM). Sobre o assunto, Nuno Canta afirmou que o mesmo se encontra “na fase de revisão e apresentação do regulamento”, acrescentando que “em 2021 com toda a certeza estaremos em condições de o aprovar”.

“A nossa ideia é estabilizar e não alargar a área de construção para a habitação, e apostar mais nas áreas industriais e de desenvolvimento económico”, referiu o presidente.

O vereador João Afonso (PSD/CDS-PP) destacou, na sua intervenção, a falta de condições técnicas do Campo da Liberdade para a realização do jogo da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal entre o Olímpico do Montijo e o SC Braga, que irá decorrer no Estádio do Jamor.

Em resposta, Nuno Canta defendeu que o campo “tinha todas as condições para realizar o jogo se fosse à tarde”, mas devido a “uma intransigência do Braga para jogar à noite é preciso uma iluminação especifica para a transmissão televisiva”.

O presidente acrescentou ainda que “nenhum estádio do distrito de Setúbal tem condições para isso, salvo erro o do Bonfim”.

No período da Ordem do Dia, durante a discussão da proposta de atribuição de apoio financeiro aos Bombeiros Voluntários do Montijo, destinado à aquisição de um veículo para transporte de doentes, João Afonso associou-se ao pedido de Carlos Almeida, que questionou o estado operacional e económico-financeiro desta associação, solicitando um relatório sobre o mesmo.

“Estará na altura de municipalizar os Bombeiros Voluntários do Montijo?”, questionou João Afonso.

Em resposta, Nuno Canta referiu que a Câmara Municipal do Montijo não realiza “um relatório sobre o funcionamento das associações, é uma ingerência”. O presidente acrescentou que o que poderia ser feito era “um relatório sobre o que temos feito em parceria com esta associação e também com os Bombeiros Voluntários de Canha”.

Após prolongada discussão, João Afonso referiu que não considera que este pedido seja “intrusivo” e que “gostaria de saber a amplitude da necessidade financeira desta associação, é ser esclarecedor e positivo e ter uma interação transparente”.

Nuno Canta afirmou que o executivo “não faz ingerência nas instituições, por muito que a oposição ache que é assim que deve ser. Parte de cada um dos partidos e dos vereadores saberem o que cada associação pede e necessita”.

A reunião contou ainda com a renovação do protocolo e a atribuição de verba para a Associação de Mulheres Contra a Violência (AMCV), aprovado por unanimidade. A vereadora Ana Baliza (CDU) reforçou a importância do combate à violência contra as mulheres, referindo que “não é só preciso celebrar os dias, também é preciso agir”.

Foi ainda apresentada a proposta de alteração da Equipa para a Igualdade na Vida Local, sendo eleito para a presidência o vereador José Manuel Santos com quatro votos a favor e três em branco.

No período da Ordem do Dia foram também aprovados a atribuição de apoio financeiro à Sociedade Recreativa e Cultural das Taipadas, para apoio à intervenção de substituição de portas na sede social e aquisição de equipamento de som, e o contrato-programa de desenvolvimento desportivo entre o Município e a Associação Náutica Montijense, referente à época desportiva 2020/2021.

No período aberto à população participou Mário Baliza para questionar o futuro da sede do Grupo de Amigos “Os Comilões”. Nuno Canta afirmou que o executivo “gostaria que Os Comilões se sediassem nas imediações dos caminhos de ferro”, existindo já uma proposta nesse sentido.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *