AtualidadeDistrito de Setúbal

Bombeiros Sapadores de Setúbal recebem ‘farda inédita’

A Câmara Municipal de Setúbal adquiriu cerca de três centenas de novos fardamentos, com características inovadoras, como equipamento de proteção individual para a Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal, num investimento de cerca de 100 mil euros.

O fardamento, adequado à atuação dos bombeiros em diversos tipos de ocorrências, resulta de um processo desenvolvido por um grupo de trabalho criado na companhia que durante três anos pesquisou «a criação de peças com características que permitam maior proteção aos bombeiros e, simultaneamente, poupar ao máximo os equipamentos de proteção individual urbanos» conforme explica o Comandante da CBSS, Paulo Lamego.

Segundo ainda o Comandante «o processo resultou na criação de uma farda inédita em Portugal e que, entretanto, já começou a ser desenvolvida pelas empresas e aproveitada por outras corporações do país».

O novo equipamento de cor azul, que começou a chegar esta semana à companhia, apresenta como novidades a introdução de reforços nas calças, na zona dos joelhos, e no dólmen (casaco), nas zonas dos cotovelos e ombros, conferindo uma maior proteção mecânica aos operacionais, sobretudo para evitar os cortes durante as operações de desencarceramento em acidentes rodoviários.

Devido ao facto de ser mais leve do que o equipamento de proteção individual de combate a incêndios urbanos, atualmente utilizado naquele tipo de intervenções, a nova farda dos sapadores de Setúbal proporciona um maior conforto no Verão e uma maior liberdade de movimentos.

O novo fardamento é produzido com material ignífugo, resistente ao calor e ao fogo, pelo que pode ser igualmente utilizado no combate a fogos florestais, embora não em incêndios urbanos.

Além de calças, dólmen e t-shirt, o fardamento inclui um polo de verão, para utilização em atividades não operacionais, agasalhos para o inverno, designadamente gorro, abafo de pescoço e pólo, e uma boina que pode ser usada em formaturas ou ações de formação.

 

Fonte: Câmara Municipal de Setúbal


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *