País

BOMBEIROS – Governo abriu concurso para Sapadores Florestais

O ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural informa que está aberto, até ao fim do mês, um concurso para a criação de 30 novas Equipas de Sapadores Florestais, 21 das quais poderão integrar as novas Brigadas.

O Governo pretende, com este concurso, criar até 7 Brigadas de Sapadores Florestais, integrando 3 Equipa cada uma, isto é, 15 elementos por Brigada. Podem candidatar-se à criação de Brigadas as Comunidades Intermunicipais ou as Áreas Metropolitanas e também Agrupamentos ou Associações de Municípios com Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios aprovados.

As Brigadas deverão abranger um território mínimo de 7.500 hectares.

As restantes equipas disponíveis deverão abranger uma superfície de floresta igual ou superior a 2.500 hectares e as candidaturas poderão ser apresentadas por entidades gestoras de Zonas de Intervenção Florestal (ZIF), por associações e cooperativas reconhecidas como organizações de produtores florestais, por órgãos de gestão dos baldios e suas associações e por juntas de freguesia.

O concurso, aberto desde 17 de Julho, aplica-se a todo o território nacional e representa mais um reforço dos meios de prevenção e defesa da floresta contra incêndios, prosseguindo a dinâmica de crescimento do Programa de Sapadores Florestais que este Governo tem vindo a implementar.

O Governo atribui a cada Equipa uma viatura e o respetivo equipamento, e ainda um apoio financeiro de 40 mil euros anuais.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *