AtualidadeBombeiros

Bombeiros divididos em ‘guerra com duas frentes’

Jaime Marta Soares, presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) está preocupado com as «duas batalhas distintas» que as corporações vão passar a enfrentar ao estarem na linha da frente da pandemia de covid-19 e com a época de incêndios à porta.

«É uma guerra com duas frentes, com duas batalhas distintas. A batalha da covid-19 torna-se muito mais preocupante, não só pelo que tem de ser a nossa resposta, sempre na linha da frente, mas também por termos que estar atentos ao que serão os incêndios rurais», salientou o presidente da LBP em declarações à Lusa.

O líder da Liga, que falava após a reunião do conselho nacional que aprovou hoje o Relatório de Atividades e Contas e marcou eleições para 30 de outubro, em Santarém, alertou que o país estaria «numa situação muito má se os bombeiros respondessem ao país consoante o Estado corresponde aos bombeiros».

Jaime Marta Soares sublinhou que os bombeiros são «aqueles que mais transportam doentes, com covid-19 ou com suspeitas, a uma distância grande de qualquer outra entidade» em Portugal.

«Depois, ao mesmo tempo, temos que estar preparados porque há grande concentração de meios em relação a outra batalha da mesma guerra, em termos de mobilização de meios, e isso é muito preocupante.»

O responsável destacou a preocupação com os incêndios rurais, «que obrigam as corporações a estarem totalmente disponíveis para serem eficazes na resposta às situações complexas e difíceis, enquanto continuam atentos a outro problema gravíssimo, que é a resposta à covid-19.

E, ao mesmo tempo, há que resguardar os nossos próprios operacionais em relação a essas situações, porque há uma mobilização grande de meios e pode ser complicado.»

Apesar desta situação, a garantia de Jaime Marta Soares é de que «os bombeiros estarão sempre presentes em todos os espaços por mais urbanos ou rurais que sejam para a cobertura de todo o país».


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *