Alcochete

Bombeiros de Alcochete agradecem mural à autarquia

Em nota enviada à comunicação social, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcochete agradece o mural que lhes foi dedicado, na Avenida dos Barris, naquela cidade.

«Os Bombeiros Voluntários de Alcochete foram brindados com um Mural situado numa das avenidas de maior circulação da vila ribeirinha do Tejo.

A obra de arte, com cerca de 50 metros de extensão, foi pintada a grafite e traduz a atividade dos Soldados da Paz em combate a incêndios florestais e no salvamento de vítimas, surgindo mesmo um operacional com um bebé nos braços. Uma viatura de combate e uma ambulância “grafitadas” em 3D simbolizam a atividade dos bombeiros.

O Mural, uma criação do Coletivo Amoca e executado durante várias semanas durante a noite para não quebrar a surpresa pelos artistas Marco Federado e LS, foi oferecido à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários pela Câmara Municipal de Alcochete.

“Reconhecimento” e “Gratidão” são as duas palavras que limitam a pintura artística, num claro sinal de agradecimento da autarquia ao papel e ação abnegada de homens e mulheres que 24 horas por dia, 365 dias por ano estão ao serviço da população alcochetana e de todo o país.

A inauguração deste Mural, ocorreu no dia 3 de novembro, data em que os Bombeiros Voluntários de Alcochete assinalaram 71 anos de vida, tendo o aniversário sido brindado, ainda, com a bênção de novas viaturas – três ambulâncias de socorro, uma viatura nova resultante da campanha de angariação de fundos “gestos solidários por uma vida”, uma resultante do novo protocolo de emergência médica com o INEM, e uma outra ambulância, recondicionada, que foi oferecida por aquele organismo. Além destas três ambulâncias de emergência apetrechadas com suporte básico de vida, foram ainda benzidas, uma viatura destinada ao transporte de doentes, cedida pela MAZDA PORTUGAL e uma moto de água, para busca e salvamento, oferecida pela empresa TRANSGRUA.

A caminho das Bodas de Diamante, os Voluntários de Alcochete têm um corpo ativo constituído por 65 elementos, uma escola de formação que conta com 7 formandos e cerca de 25 crianças na escola de infantes e cadetes.

O parque de viaturas está dotado com 26 veículos, 3 embarcações e 1 moto de água.

A direção, o comando e o corpo de bombeiros estão gratos a todos os que tornaram possível a comemoração de mais um aniversário, em particular o executivo municipal de Alcochete e demais entidades oficiais, empresas da região, familiares, associados e população em geral.

José Costa, presidente da direção não esconde a alegria “por este momento único na vida da nossa associação. Estamos gratos à câmara municipal e em particular ao presidente Fernando Pinto, já que pela primeira vez vemos um reconhecimento desta dimensão. Não tínhamos, até hoje, nenhum símbolo em Alcochete ligado aos bombeiros. Refiro-me à toponímia, por exemplo, já que não há nenhuma artéria com o nome dos bombeiros, não há nenhuma rotunda com um monumento, etc. Este Mural, que agora nos foi oferecido, enche-nos de orgulho e satisfação”.

Também Paulo Vieira, comandante da corporação, adianta que os seus “homens estão orgulhosos por esta homenagem. Olham para o Mural com um brilho especial nos olhos, já que o sentem como uma recompensa por toda a dedicação ao próximo. Comando homens e mulheres de grande coragem e entrega. Não regateiam esforços para darem o melhor de si em prol da nossa causa. Só posso dizer, obrigado por esta grande consideração”, frisou.

Os Bombeiros Voluntários de Alcochete têm agora como próxima grande meta a melhoria das condições do quartel, localizado no centro da vila. É que quando foi construído, o concelho tinha cerca de 10 mil habitantes. Hoje, a população praticamente duplicou.»


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *