BombeirosMontijo

Bombeiro do Montijo denunciaram ‘clima de instabilidade’ à Câmara Municipal

Bombeiros Voluntários do Montijo aguardam decisão sobre novo Comandante

Os Bombeiros Voluntários do Montijo enviaram ao Diário do Distrito uma comunicação acerca da situação que se vive na corporação e sobre a qual têm dado conhecimento também à Câmara Municipal do Montijo, em carta aberta datada de 8 de Março.

«É sabido que o Corpo de Bombeiros do Montijo já há alguns anos não tem prestado um socorro de qualidade à população do Montijo, pela falta de efetivos nos seus quadros, por más decisões de gestão e por falta de equipamentos e formação» refere a nota.

A 29 de janeiro foi anunciado através as redes sociais a cessão de funções do Comandante Américo Moreira, de 64 anos de idade, enquanto Comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários do Montijo «decisão da direção da Associação Humanitária», mantendo-se em funções na corporação.

Esta decisão, segundo a nota, causou «um clima de instabilidade no corpo de bombeiros», gerado sobretudo pela Direção da Associação, que não só não clarifica a situação, como constantemente ameaça os Bombeiros de dificuldades financeiras, nomeadamente com o pagamento dos seus ordenados».

Em carta também enviada ao presidente da Direção da Associação Humanitária, e assinada por mais de 40 operacionais, foram solicitadas informações sobre a aplicação dos fundos atribuídos pela Câmara Municipal do Montijo e expostos vários problemas, como a falta de manutenção do quartel, dos equipamentos informáticos, falta de climatização, viaturas com problemas mecânicos, bem como falta de equipamentos de proteção individual e aparelhos respiratórios para o combate a incêndios, e lamentam que até o fardamento tenha sido adquirido pelos próprios ou com ajuda de empresas.

«Diversos Bombeiros afirmam não ter disponibilidade para continuar a colaborar com esta Associação nos moldes que tem funcionado, que já constantemente colocam em causa o socorro e que já nem se espera ver resolvido com a nomeação de qualquer novo Comandante» refere ainda a comunicação» e deixam o aviso de que «alguns Bombeiros Voluntários preparam-se para pedir a sua inatividade ao quadro e deixarem de cooperar com as atividades do Corpo de Bombeiros, enquanto não ocorrer a demissão de todos os Órgãos da Direção da Associação.

Algo que poderá colocar em causa o socorro direto à população do Montijo: Missão do corpo de Bombeiros e responsabilidade da Câmara Municipal.»

Nuno Canta garante que socorro à população não está em causa

O assunto foi abordado pelo presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, na reunião camarária que está a decorrer esta quarta-feira.

O autarca lamento a “discussão que foi gradualmente colocada na praça pública, quando este é um processo interno dos Bombeiros do Montijo e lá devia ficar, mas alguns quiseram mediatizar esta situação que apenas prejudica os Bombeiros e a cidade”.

Nuno Canta relembrou que o assunto já tinha sido abordado na anterior reunião camarária pelo vereador João Afonso (PSD/CDS-PP), e que posteriormente “recebi uma carta assinada por vários bombeiros onde colocavam várias questões sobre a possível interrupção no socorro à população e os protocolos financeiros. Perante isto, solicitámos esclarecimentos por escrito ao presidente da Direção, Amável Pires, e também ao CDOS de Setúbal, para avaliarmos os possíveis riscos para o Montijo, no que me foi garantido que o socorro no Montijo não está colocado em causa, mas um processo para garantir a proteção civil dos cidadãos, caso ocorra alguma medida menos ‘inteligente’”.

Relembrando os protocolos realizados entre a autarquia e os Bombeiros, além da compra de viaturas, o autarca frisou que “da reunião que tive com Amável Pires, foi-me garantido que as verbas estão a ser utilizadas conforme os protocolos estabelecidos com a Câmara Municipal.

O que se passa na corporação é uma divergência de opiniões e de matéria operacional. Da parte da Câmara Municipal temos financiado o que nos pedem, como camas e colchões ou rádios, e isso deveria ser tratado com os comandos nas reuniões com o executivo. Neste mandato tem sido bastante a ajuda da autarquia às corporações do Montijo e de Canha.

Em resposta à carta que nos enviaram, fizemos questão de responder também por escrito, agradecendo todo o trabalho e o desafio que enfrentam durante a pandemia, e reconhecendo a proteção dos cidadãos que esta instituição centenária tem sempre feito, e da qual temos um enorme orgulho.

No entanto, frisámos que não podemos ter qualquer intervenção directa, porque há que respeitar a sua autonomia de funcionamento, e as decisões cabem aos associados, à direção e ao corpo de Bombeiros.”

Nuno Canta explicou também que reuniu com o presidente da Associação Humanitária, Amável Pires, “a quem manifestámos a preocupação sobre a intranquilidade ali vivida, e que nos explicou que decorre um processo de substituição no comando sobre o qual há divergências, assunto sobre o qual tem sido feita uma tentativa de mediatização da questão sem qualquer beneficio para a corporação e para a cidade e solicitámos também que o presidente procurasse mais diálogo com os seus bombeiros, para ultrapassarem esta situação.”

O presidente referiu ainda que “foi-nos também solicitada uma reunião com os bombeiros, e recebemos um oficial e dois chefes, que manifestaram as suas preocupações que já tinham exposto na carta, das divergências com a gestão operacional. Apelámos a alguma lucidez e consciência na gestão destes problemas.

E após essa reunião, voltámos a solicitar ao presidente da Associação para receber os bombeiros e entrar em conversações. Esperamos que o processo não origine outro tipo de consequências na actividade de socorro e que isto seja ultrapassado com rapidez, chegando a direção e os bombeiros a um entendimento.”

O Diário do Distrito tentou esta quarta-feira obter um esclarecimento via email junto do presidente da Direção, Amável Pires, mas até ao momento não obtivemos resposta.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *