Destaque

Bombas viciadas leva ASAE a actuar no norte do país

ASAE está atenta aos casos de viciação nos postos de abastecimento.

Em tempos de crise energética devido à invasão da Rússia à Ucrânia a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) tem estado mais atenta aos mercado de postos de abastecimento, e só no norte a ASAE detetou casos de viciação em postos de abastecimento localizados em Braga, Viseu, Feria e Vila Pouca de Aguiar.

A técnica é quando se levanta a agulheta de abastecimento a bomba já está a marcar entre dez cêntimos e noutros casos um euro, como explicou Pedro Portugal Gaspar, inspetor-geral da ASAE à TSF: “A ASAE já detetou quatro situações em localidades diferentes: Braga, Santa Maria da Feira, Viseu e Vila Pouca de Aguiar. Foi a quarta situação que foi detetada, Houve situações relativamente baixas, de dez cêntimos, houve outras de quase um euro e este agora um pouco mais elevado. São tudo elementos que têm de ser avaliados se há alguma ligação ou não. São valores diferentes, mas o que interessa aqui é sinalizar a atuação que temos de ter na fiscalização das atividades económicas“.

Mas lembra que podem haver várias explicações e que não vale a pena estar nesta altura a extrapolar sobre uma situação que está em fase de investigação. A Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal da ASAE verificou nos últimos dias que em Vila Pouca de Aguiar num Posto de Abastecimento o consumidor ao pressionar o manípulo para abastecer o veículo, a bomba de combustível já marcava 1,65 euros.

O inspetor-geral deixa o alerta para que todos os consumidores possam estar atentos a situações anómalas e que comuniquem de imediato com as autoridades de segurança alimentar e económica.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *