AtualidadeDistrito de SetúbalPolítica

Bloco Esquerda solidário com greve dos trabalhadores da Ascenza/Sapec e Lisnave

O Bloco Esquerda solidariza-se com a luta levada a cabo pelos trabalhadores da Ascenza/Sapec e Lisnave, no distrito de Setúbal.

«As recentes greves na Ascenza/Sapec e Lisnave demonstram a vontade dos trabalhadores de lutarem pela dignidade e legalidade nas relações laborais, rejeitando a ideologia neo-escravagista do patronato e dos seus servidores no poder político» refere um comunicado divulgado para a imprensa.

O BE adianta ainda que «na Ascenza (ex-Sapec), a luta, que começou no dia 21 de outubro, é considerada histórica, por quebrar o clima de intimidação e medo que reina há cerca de 40 anos na empresa. Entre as reivindicações estão a alteração dos horários de trabalho em regime de laboração contínua, a valorização das carreiras profissionais e «respetivos ajustes salariais», melhores condições de segurança e saúde no trabalho e a aplicação do contrato coletivo de trabalho do sector químico, subscrito pela Fiequimetal.

Na Lisnave Yards, os trabalhadores deram início, a 31 de outubro, a um período de greve ao trabalho suplementar (pago e não pago) e ao trabalho normal, com adesão praticamente total, e que se estendeu até às 24h00 de terça-feira, dia 2 de novembro, com uma concentração no exterior do estaleiro.

Destacam-se como principais objetivos desta greve (decidida em plenário no dia seguinte à paralisação realizada de 2 a 5 de Outubro, com uma adesão superior a 80 por cento) a eliminação do regime de «adaptabilidade», pelo que o pré-aviso emitido pelo SITE Sul abrange, para lá do horário normal, também todo o trabalho suplementar, incluindo o prestado no regime «à borla», imposto pela administração no momento da admissão dos trabalhadores.»


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *