Distrito de SetúbalPolítica

Bloco Esquerda Setúbal ‘bastante preocupado’ com desinvestimento no SNS

O Bloco de Esquerda Setúbal enviou um comunicado ao Diário do Distrito, no qual afirma que se «encontra bastante preocupado com o agravamento da política de desinvestimento que o SNS e a resposta pública de saúde têm sofrido nos últimos anos.

É inadmissível, que na península de Setúbal onde residem cerca de 800 mil pessoas, esteja a ser ponderado manter apenas um serviço de urgência pediátrica aberto durante as 24 horas do dia.»

A nota refere que «as duas urgências selecionadas para serem encerradas, foram responsáveis em 2022, por 83 mil atendimentos.

Não é por falta de procura que se encerra serviços, é por manifesta falta de organização e de meios. Sem planeamento, a total ausência de uma estratégia para os recursos humanos, a que se junta um desinvestimento em meios e tecnologia, temas que o Bloco há muito tem defendido como prioritários, o governo de maioria absoluta condiciona o acesso aos cuidados de saúde e a segurança das crianças do nosso distrito.»

O BE Setúbal exige que «o Estado cumpra as funções básicas: garantir o acesso a cuidados de saúde de qualidade para todas as crianças» e que seja realizada «a contratação imediata de meios humanos, nomeadamente médicos pediatras e enfermeiros, que sejam criadas equipas multidisciplinares estáveis e que as condições materiais dos serviços sejam melhoradas».

Para o BE, não é compreensível que «numa área metropolitana onde existe cerca de um milhão de pessoas sem acesso a médico e enfermeiro de família, exista a inversão de prioridades por parte do Governo».


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *