Educação

Bloco de Esquerda pede fim das propinas nas licenciaturas e cursos técnicos superiores

O Bloco de Esquerda (BE) entregou um projecto de lei na Assembleia da República em que propõe o fim das propinas nas licenciaturas, cursos técnicos superiores e mestrados integrados já em 2024, desafiando os partidos que concordam que “o financiamento público do ensino superior é um desígnio nacional” a aprovarem o diploma.

O BE propõe ainda a criação de “um tecto máximo para o valor das propinas de 2º e 3º ciclos de estudos no Ensino Superior Público”.

“O valor das propinas é, de facto, uma barreira para que os estudantes possam manter-se no Ensino Superior ou até pensar em ingressar”, referiu, em declarações à Lusa, a deputada do BE Joana Mortágua, acrescentando que “os motivos económicos são o principal factor de abandono escolar” neste período académico.

Para Joana Mortágua, “está na altura de reconhecer que as palavras não podem ser vãs”, dando como exemplo as do Presidente da República quando reconheceu que “as propinas são uma barreira ao Ensino Superior” e à sua democratização, bem como “as palavras de todos dirigentes do PS que tomaram posição” sobre este tema.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *