CulturaDistrito de SetúbalGastronomia

Bivalves estarão durante uma semana nas mesas de Setúbal

Entre os dias 3 e 12 de março, 32 restaurantes do concelho de Setúbal, recebem a primeira edição do evento gastronómico Semana dos Bivalves, evento promovido pela Câmara Municipal de Setúbal com o propósito de dar a conhecer e promover os sabores da região como também dinamizar a economia e a restauração local.

A iniciativa irá acrescentar à ementa dos restaurantes aderentes, receitas tradicionais e pratos inovadores nos quais o ingrediente chave são os bivalves, massinha de lingueirão, arroz de navalhas, ceviche de ostras, linguini de amêijoas, arroz de berbigão e mexilhão à Bulhão Pato são exemplos de iguarias presentes nas ementas dos restaurantes.

A Semana dos Bivalves passa pelos estabelecimentos 490 Taberna STB, A Casa do Peixe, Adega do Zé, Adega dos Garrafões, Antóniu’s, Cais 56, Calhabem, Casa Japonesa, Copa D’Ouro, Decor & Salteado, Flórida, Marisqueira Sab’Amar, O Batareo, O Bote e o Convés.

Os restantes aderentes são O Jacques, Pescador II, O Ramila, Oficina do Peixe, Peixe no Largo, Petisqueira do Manel, Pinga Amor Marisqueira, Rebarca, Restaurante O Migas, Restaurante Rio Azul, Restaurante Xtoria, Restinguinha, Sem Horas, Solar do Marquês, Tasca da Avenida, Tasca do Duca e Tasca Kefish.

Este evento não estará somente presente nas mesas, a autarquia irá dinamizar várias atividades que pretendem alargar o envolvimento da comunidade piscatória e da população em geral.

De 28 de fevereiro, até 12 de março, a “Mostra de Objetos e Artefactos de Pesca” está aberta ao público na Casa da Baía, na qual poderá ser visitada entre as 09h00 e as 19h00.

Já a 4 e 5 de março, entre as 12h30 e as 17h30, acontece “A vida por cima d’água – Encontro de Pescadores e Mostra de Artes e Ofícios da Pesca em Setúbal”, com o envolvimento da Associação de Pesca Artesanal de Setúbal.

O evento dá início, em ambos os dias, às 12h30, com o visionamento do documentário “Fragmentos de uma vida por cima d’água”, desenvolvido pelo Centro de Memórias do Museu do Trabalho Michel Giacometti, e, às 13h00, com um almoço de pescadores.

Um workshop de aguardentes e de amêijoas e ligueirão, uma tertúlia sobre mar, uma oficina de profissões e o lançamento do livro “Na língua da maré”, de Abel Coentrão e Hélder Luís, com a participação do Coro Grupo Mútua dos Pescadores, são outras das atividades a realizar, todas na Casa da Baía.

Para os mais novos também estão agendadas várias atividades, no dia 11 de março, às 15h30, na Biblioteca Pública Municipal, podem descobrir mais sobre ostras e mexilhões numa oficina pedagógica baseada no livro “A Ostra Sostra e o Mexilhão Molengão”, de Conceição Oliveira.

A sessão, é gratuita e tem lotação limitada, destina-se a crianças com mais de 5 anos e tem inscrições a decorrer até 8 de março.

Há também uma oficina sobre “As Conchas do Sado”, onde os mais novos podem, a partir de conchas, dar asas à sua criatividade e fazer as suas próprias criações, transmitindo também valores relacionados com ecologia e proteção da natureza. 

Uma atividade para crianças com mais de 5 anos e também com inscrição necessária, decorrerá no Centro  Interpretativo do Roaz do Estuário do Sado, localizado na Casa da Baía, no dia 4 de março pelas 14h30.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *