Covid-19Distrito do Porto

Bispo do Porto dará benção da Páscoa da Ponte D. Luís

A Diocese do Porto informa na sua página que o bispo D. Manuel Linda dará a bênção com o Santíssimo Sacramento no tabuleiro superior da Ponte D. Luís, recuperando a tradição da ‘Procissão da Ressurreição’.

A bênção irá decorrer pelas 12h00, logo após a Missa de Páscoa que decorrerá na Igreja de S. Lourenço (dos Grilos) no Seminário Maior do Porto.

«Na impossibilidade da realização dos tradicionais festejos de Páscoa devido à pandemia de coronavírus, o bispo do Porto, a pedido de muitos fiéis e com plena confiança na misericórdia divina, recupera este ano a secular ‘Procissão da Ressurreição’, promovendo a bênção com o Santíssimo Sacramento à Diocese do Porto e a Portugal» refere uma nota da Diocese.

Para o efeito, foram contactadas as autoridades locais tendo sido garantido que a polícia evitará todo e qualquer agregado de pessoas, com exceção da comunicação social que gozará das liberdades que a lei lhe concede para o exercício da sua profissão.

Será este o percurso e desenvolvimento da “Procissão da Ressurreição” no Domingo de Páscoa, 12 de abril:

– após a Missa de Páscoa, celebrada à porta fechada no Seminário, o Bispo diocesano, acompanhado pelos três Bispos auxiliares e um seminarista portador de uma lanterna, saem da igreja, às 11h50, sobem as Escadas do Colégio, passam frente à Sé e, por volta das 12h00, ao meio do tabuleiro superior da ponte de D. Luís, dá a bênção com o Santíssimo Sacramento.

– A fórmula de bênção consiste em fazer uma cruz com o Santíssimo Sacramento (Jesus presente na hóstia consagrada), pela seguinte ordem geográfica: a norte e a sul, a nascente e a poente.

– Não haverá qualquer palavra, pois os Bispos farão oração em silêncio.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *