CrimeDistrito de Vila RealJustiçaPaís

Bispo do Porto acusado de ter ignorado abuso sexual de um padre a uma menor

O bispo do Porto está a ser acusado de ter ignorado um abuso sexual a uma menor de idade há cerca de 18 anos. Segundo o Jornal de Notícias, Manuel Linda, que em declarações aos jornalistas disse que na altura não existia a obrigatoriedade de denunciar casos de abuso sexual por não se tratarem de crimes públicos, foi acusado por uma antiga aluna, na altura com 12 anos, de não lhe ter dado atenção quando esta admitiu que o padre Heitor Antunes, então pároco de Nogueira, da diocese de Vila Real, se tinha envolvido com ela.

“Ele [Manuel Linda] disse que a culpa era minha”, contou Ana em declarações àquele jornal.

Recorde-se que Heitor Antunes, igualmente alvo de uma investigação por abuso sexual de menores em 2015, pediu esta semana ao tribunal para dividir a guarda da filha que teve com esta mulher.

O caso aconteceu há cerca de 18 anos e, num comunicado enviado às redações, D. Manuel Linda alega que não se recorda desta denúncia, mas pede desculpa em nome da igreja.

“Não me consigo recordar minimamente de nada parecido com essa denúncia. Se alguma vez tivesse recebido alguma denúncia, teria reportado imediatamente ao meu Bispo. Agora, e como Bispo do Porto, espero que nunca uma denúncia como esta fique sem resposta e que qualquer vítima possa denunciar e partilhar essa dor. Se alguma vez uma denúncia não teve acolhimento pela Igreja, só posso pedir perdão por essa falha.”

O bispo do Porto coloca ainda a responsabilidade da investigação deste caso na Comissão Independente: “É público que o caso está a ser investigado (…) e é assim que deve ser”. E diz também que tem “toda a confiança” no trabalho que está a ser feito pela referida comissão.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *