AlmadaAtualidadeDistrito de SetúbalMoitaMontijoSeixal

Bispo de Setúbal nomeia novos párocos para várias paróquias

Várias paróquias do distrito de Setúbal vão receber novos párocos, nomeados pelo Bispo da Diocese, D. José Ornelas.

São assim nomeados para a Paróquia de Vale de Figueira o Pe. Afonso Liberal, (que termina as funções de Vigário Paroquial da Paróquia da Cova da Piedade) e vai substituir o Administrador Paroquial Pe. Luís Filipe de Oliveira Marques, que regressa à sua Diocese de Beja. É igualmente nomeado Vigário Paroquial das Paróquias de Sobreda e Vila Nova de Caparica, sendo Pároco o Pe. José Carlos Caetano Eugénio.

Para as Paróquias de Sobreda e Vila Nova de Caparica é nomeado o Pe. José Carlos Caetano Eugénio (que deixa as funções de Capelão do Santuário de Cristo Rei) em substituição do Pe. João Luís Nabais Dias, e é igualmente nomeado Vigário Paroquial da Paróquia de Vale de Figueira, sendo Pároco o Pe. Afonso Liberal.

Na Paróquia do Divino Espírito Santo – Montijo e da Paróquia de Sarilhos Grandes, é nomeado o Pe. João Luís Nabais Dias, (que termina as funções de Pároco das Paróquias de Sobreda e Vila Nova de Caparica), em substituição do Pe. João Rosa José.

Para Pároco da Paróquia do Seixal é nomeado o Pe. António Manuel Rodrigues Estêvão (que termina as funções como vigário Paroquial da Paróquia de São Sebastião – Setúbal, bem como das funções que desempenha na Cúria Diocesana), em substituição do Pe. Armando Augusto Azevedo.

O Pe. Armando Augusto Azevedo cessa as funções de Pároco da Paróquia do Seixal e passa a formador do Seminário Diocesano de São Paulo e capelão do Santuário de Cristo Rei.

Para a Paróquia de Pinhal Novo foi nomeado o Pe. José Miguel Gonçalves Barata Joaquim (que termina as funções de Pároco da Paróquia de Palmela) em substituição do Pe. Manuel Pinheiro da Silva Ramalho que, na condição de Pároco Emérito, prestará colaborações pastorais várias na Diocese.

A Paróquia de Palmela vai receber o Pe. David Tiago da Conceição Caldas, em substituição do Pe. José Miguel Gonçalves Barata Joaquim, sendo coadjuvado pelo Diácono Cláudio Miguel Tavares Rodrigues e que assim termina as funções de Pároco “in solidum” da Paróquia de São Paulo – Setúbal.

O Pe. João Rosa José é nomeado Vigário Paroquial da Paróquia de São Sebastião – Setúbal, sendo pároco o Pe. Casimiro Simão Abreu Henriques e colaborador da Cúria Diocesana, deixando as funções de Pároco da Paróquia do Divino Espírito Santo – Montijo e da Paróquia de Sarilhos Grandes.

Para as Paróquias de Santo André – Barreiro e Alhos Vedros, é nomeado Pároco ‘in solidum’ o Pe. José Joaquim Mendes da Costa (Dehoniano), juntamente com o Pe. Nuno Paulo Isidoro Pacheco (Moderador) e o Pe. Agostinho Basílio Teixeira Mendes.

Como Vigário Paroquial da Paróquia da Cova da Piedade é nomeado o Pe. José Sisto Manuel Sakatu, da Diocese de Lubango – Angola.

  1. José Ornelas deixou uma palavra a todos estes sacerdotes de «uma grande estima e gratidão pela disponibilidade livre e generosa, com que colaboraram na busca de soluções para o serviço da nossa Igreja.

Ao Pe. Manuel Pinheiro da Silva Ramalho, que passa à situação de Pároco Emérito, desejo exprimir, em nome da Diocese, por todos os ofícios que desempenhou ao longo do seu ministério sacerdotal,  de modo especial, ultimamente, na Paróquia do Pinhal Novo, a mais profunda gratidão e estima pela forma dedicada como tem servido a Deus e ao seu povo, na nossa Igreja de Setúbal, esperando que possa realizar o seu propósito de continuar a exercer o seu ministério entre nós, na medida das suas possibilidades.»

 

Fonte: Diocese de Setúbal  


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *