Distrito de SetúbalSeixal

Bispo de Setúbal critica aproveitamento mediático no bairro da Jamaica

O bispo de Setúbal referiu que a situação no bairro da Jamaica “já era preocupante antes” e que também é “uma preocupação da autarquia do Seixal, de resolver o programa habitacional”.

José Ornelas negou que aquele seja um bairro dramático, mas acredita que as “condições de habitabilidade daqueles edifícios suscitam preocupação a toda a gente”.

Na entrevista, o bispo criticou aquilo a que chama de “aproveitamento mediático”, dizendo que era preferível “as entidades competentes investigarem as coisas”.

“As televisões assentaram arraiais à frente da esquadra da polícia, como se estivessem esperando um assédio, ou uma emergência nacional”, referiu o líder da diocese setubalense.

“As pessoas sentem-se altamente incomodadas por esse assédio”, concluiu o bispo, reafirmando que, muitas vezes, o que se passa é “altamente empolado” pela comunicação social.

Pedofilia na Igreja católica: “Particularmente dramático”

Em vésperas do encontro com as Conferências Episcopais do mundo inteiro, convocado pelo Papa para o final deste mês, José Ornelas diz que, no que respeita ao problema dos abusos a menores, “a Igreja está a fazer um processo de purificação que é fundamental”.

O bispo setubalense disse à Renascença que a Igreja é chamada a ser cuidadora. “Que isto aconteça particularmente naqueles que deviam ser os maiores e mais evidentes representantes desta atitude de cuidar, é particularmente dramático”, afirmou.

“Não vou dizer que com isto vamos resolver o problema, e que nunca mais vai haver situações de pedofilia”, assumiu o prelado sadino.

A mulher “não é de segunda classe” face ao homem

José Ornelas referiu na entrevista que “vivemos uma sociedade em que o homem é o ‘pater familias’. Vem de tradições antigas”.

Para o bispo, a figura da mulher “nunca é de segunda classe”, nem a Igreja disse alguma vez tal coisa. A sociedade criou a mentalidade de que “praticamente o homem tinha sempre razão, e que tudo lhe era desculpado”.

José Ornelas disse ainda que a violência doméstica é “um problema muito sério e que nada pode desculpa a violência que se passa no interior das famílias”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *