Mundo

Bento XVI culpa revolução sexual dos anos 60 pelos abusos sexuais na Igreja

Bento XVI argumenta que a origem do comportamento imoral do clero é o “colapso” moral da sociedade ocorrido na década de 60.

O texto tem 18 páginas, é intitulado “A Igreja e os abusos sexuais” e será publicado numa revista local da Baviera. Para o Papa Emérito, a pedofilia atingiu “estas proporções” diante da “ausência de Deus”.

Joseph Ratzinger diz ainda que pretende contribuir para este “momento difícil” que atravessa a Igreja Católica e decidiu fazê-lo depois da reunião realizada em fevereiro no Vaticano com os presidentes da Conferências Episcopais de todo o mundo.

O texto está dividido em três partes e Bento XVI começa por analisar o contexto histórico que levou aos abusos, o argumentando que desde os anos 1960, “os padrões vinculados à sexualidade colapsaram completamente” na sociedade.

A revolução de 1968 lutou por “uma total liberdade sexual” sem mais normas e isso está “fortemente relacionado a esse colapso mental”, escreve Bento XVI.

E, ao mesmo tempo, “a teologia moral católica sofreu um colapso que deixou a Igreja indefesa diante dessas mudanças na sociedade”, afirma o Papa que renunciou ao cargo em 2013.

De acordo com Bento XVI, “em vários seminários foram estabelecidos grupos homossexuais que atuavam mais ou menos abertamente, o que mudou significativamente o clima que se vivia” nesses seminários.

Por fim, Bento agradece ao Papa Francisco pelo que tem feito na luta contra os abusos sexuais a crianças na Igreja Católica.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *