Insólito

Beneficiário do subsídio de desemprego recebe 788 mil euros da Segurança Social por engano

O caso ocorreu a 12 de Fevereiro de 2021, quando a Segurança Social fez uma transferência de 788 mil euros a um beneficiário do subsídio de desemprego, conta esta terça-feira o Correio da Manhã. O beneficiário questionou o banco e, na impossibilidade de reverter a transferência, informou a Segurança Social (SS) do erro. O e-mail foi redireccionado para os serviços da SS, mas só foi recepcionado a 6 de Abril, 49 dias depois.

O beneficiário foi então chamado à Polícia Judiciária para justificar a transferência da verba para outra conta, no mesmo banco, o que gerou um alerta automático no sistema devido aos elevados valores. O homem decidiu então avançar com um processo judicial contra a Segurança Social e contra o banco, a mesma decisão tomada pela Segurança Social, pelos prejuízos sofridos.

Parte da verba já foi recuperada pelo Instituto da Segurança Social em Janeiro de 2022, cerca de 748 mil euros, segundo revelou fonte oficial, que apontou que os restantes 40 mil euros “aguardam decisão judicial”. O ‘engano’ motivou um reforço dos “mecanismos de controlo no plano da detecção de inconformidades no pagamento de prestações e apoios sociais para evitar situações semelhantes”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *