À Boa Mesa

Bênção das fogaças realiza-se hoje em Palmela

publicidade

Dia 15 de janeiro é o dia em que a Igreja Católica celebra as comemorações de Santo Amaro, e em Palmela, a tradição vai se cumprir uma vez mais com a tradicional bênção das Fogaças de Palmela.

A Fogaça de Palmela é um biscoito típico da vila de Palmela que em tempos primórdios era feito com figuras de animais, mãos, pés entre outros formatos, isto, porque seriam promessas que se realizavam em volta de um momento ou mesmo um agradecimento que muitos produtores e criadores de gado faziam ao Santo Amaro, depois seriam benzidas e consumidas na casa das pessoas que as faziam.

As Fogaças são benzidas e a Confraria Gastronómica de Palmela oferece à igreja para que realize dinheiro para a obra social que detém.

Atualmente, a Fogaça de Palmela é um doce tipico que continua a deliciar todos aqueles que visitam a vila e se deliciam com os paladares da erva doce e canela. Com a bênção da Fogaça de Palmela dá-se também início aos fins de semana gastronómicos do concelho, este mês com o cardápio a destacar o biscoito tão apreciado.

A Fogaça de Palmela é mantida ainda pela Confeitaria S. Julião e a Confraria Gastronómica de Palmela, que ao longo do ano vão promovendo o biscoito em vários eventos.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Permita anúncios

Detetámos que utiliza um bloqueador de anúncios.
Apoie o jornalismo sério e considere desativá-lo para o nosso site.
Saiba como desactivar: carregue aqui