Distrito de Lisboa

BEI faz empréstimo de 250 milhões de euros para modernização de infraestruturas de Lisboa

BEI concede empréstimo de 250 milhões de euros para modernizar as infraestruturas de Lisboa ao abrigo do Plano de Investimento Europeu

Segundo nota enviada, o Banco de Investimento Europeu (BEI) e o Município de Lisboa assinaram o último contrato que condiz à última parcela de 90 milhões de euros, que faz parte de um contrato total de 250 ME.

Este acordo tem como objetivo melhorar e regenerar a zona urbana do Município de Lisboa, sendo que também tem como meta combater as alterações climáticas.

Ricardo Mourinho Félix, vice-presidente do BEI, referiu que “o investimento no desenvolvimento sustentável das cidades contribui para criar um ambiente menos poluído e mais agradável para as populações urbanas. O empréstimo de 90 milhões de euros para o município de Lisboa ajudará a cidade a combater as alterações climáticas e a preparar-se melhor contra eventos climáticos severos, como inundações e tempestades. Este financiamento da UE surge numa altura em que as cidades se deparam com vários desafios fundamentais e o BEI orgulha-se de fazer parte da solução, com benefícios visíveis e tangíveis para os cidadãos de Lisboa hoje, mas também para as gerações futuras.”.

Paolo Gentiloni, Comissário Europeu para a Ecomimia, dando mais um foque nas questões climáticas exclamou que “as condições meteorológicas extremas estão a causar morte e destruição em Portugal e em muitas outras partes da Europa neste verão: são um lembrete gritante da necessidade urgente de ação para mitigar o crescente impacto das alterações climáticas. Aumentar a resiliência climática das nossas cidades é uma prioridade fundamental e este último apoio da UE a Lisboa é particularmente importante neste contexto.”

Por fim, Carlos Moedas, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, explicando as vantagens da parceria com o BEI, referiu que “o apoio do BEI vai permitir-nos desenvolver um dos projetos mais críticos na nossa cidade para mitigar uma das mais sérias consequências das alterações climáticas: as inundações. Queremos reforçar a parceria estratégica do Município de Lisboa com o BEI em áreas tão decisivas como a sustentabilidade e ação climática, economia azul, inovação e habitação social”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *