AlmadaPolítica

BE questiona Governo sobre encerramento da agência central da CGD em Almada

O Grupo Parlamentar do BE questionou o Governo, através do Ministro das Finanças, se o Governo teve conhecimento do encerramento da agência central de Almada da Caixa Geral de Depósitos.

«Durante o mês de agosto de 2022, a população do concelho de Almada tomou conhecimento da intenção da Administração da (CGD) de encerrar a agência central de Almada, localizada na Praça do Movimento das Forças Armadas, transferindo-a para a agência do Pragal.

A deslocalização concretizou-se no passado dia 26 de setembro, passando a agência de Pragal a funcionar como a agência central do concelho de Almada» refere a nota do BE enviada às redações.

Os bloquistas questionaram também o Governo sobre «que avaliação faz desta decisão da Administração da Caixa Geral de Depósitos; e ainda sobre o que está previsto acontecer aos demais trabalhadores desta agência».

«Tratando-se de uma agência que servia a zona central da cidade e parte considerável da população, sobretudo a população mais idosa, a decisão sobre o seu encerramento, só pode ser condenada pelo Bloco» que acusa ainda o facto de «este encerramento dá seguimento às opções erradas da CGD, que têm resultado na degradação dos serviços públicos bancários. Em Almada, nos últimos 10 anos, foram encerradas outras nove agências da CGD, num processo contínuo de redução de despesas, que compromete a qualidade e acessibilidade de um serviço público».

Outra questão colocada foi sobre que medidas o Governo vai tomar «enquanto tutela sobre o setor financeiro e enquanto representante do Estado como acionista único da Caixa Geral de Depósitos, para assegurar o acesso aos serviços públicos bancários da população do concelho de Almada».

Segundo a nota «a população de Almada não pode ficar sem respostas da parte do Governo face a mais esta medida que só prejudica a vida de todos os cidadãos do concelho clientes da CGD, dos seus trabalhadores e o serviço público da entidade bancária do estado paga por todos os contribuintes».


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *