Parceiros
DestaqueMundo

Batalha por Donbass começou e Zelensky garante ‘lutaremos!’

- publicidade -

No 54.º dia desde o início da guerra na Ucrânia, o presidente Zelensky anunciou há cerca de uma hora que as tropas russas iniciaram batalha por Donbass.

«Uma parte significativa das tropas russas está concentrada lá para a ofensiva. Não importa quantos soldados russos ali estejam ou sejam levados para lá, iremos defender-nos. Lutaremos. Não cederemos nada que seja ucraniano.»

Num discurso divulgado cerca das 23h15 (hora local), o presidente ucraniano referiu ainda que «as tropas russas estão a tentar atacar de uma forma um pouco mais pensada do que antes. Estão a pressionar, procurando um ponto fraco na nossa defesa para depois atacarem com as suas forças principais.»

Huliaipole, na região de Zaporizhiye, foi bombardeada com projectéis incendiários e foram registadas várias explosões em Mykolaiv como resultado de bombardeio pesado.

Os militares ucranianos, citados por agências informativas ucranianas, relatam esta noite que as forças da Rússia tentaram invadir o porto marítimo de Mariupol que continua a ser defendida por fuzileiros navais ucranianos, que já lançaram vários alertas por enfrentarem agora a falta de munições para manterem a defesa.

Também o jornalista ucraniano Voctor Kovalenko afirmou no Twitter que «hoje, na região leste de Donbass, as Forças Militares da Ucrânia repeliram 7 ataques russos, destruíram 10 tanques, 18 APC, 8 veículos, 4 UAV Orlan-10, 1 aeronave Su-30 (no valor de 40 milhões de dólares), um sistema de artilharia e um morteiro. Fonte: Gen. Staff da UAF.»


Sondagem | Tem condições para acolher refugiados ucranianos em sua casa?
VOTE AQUI!
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Escreva um comentário