BarreiroDestaqueReportagem

Barreiro | Voluntários plantam sobreiros na Mata da Machada

A Mata da Machada, no Barreiro, recebeu esta manhã a 8.ª edição da ação de reflorestamento com sobreiros, levada a cabo por dezenas de voluntários e promovida pela Quercus, CTT e ICNF, com o apoio da Câmara Municipal do Barreiro.

“Este é um momento muito importante e com um papel fundamental para a sensibilização da importância da Natureza, e prova do que podemos fazer com este Centro de Educação Ambiental” frisou Frederico Rosa, presidente da Câmara Municipal do Barreiro.

Entre agradecimentos “aos que tiveram e têm agora a missão de zelar pela Mata da Machada, no caso o vereador Rui Pereira, que agora continua esta missão”, o autarca agradeceu também à Quercus “pelo desafio para este que foi um fim-de-semana exemplar.

A quem aqui esteve deixo o apelo para que usufrua desta iniciativa e passe a palavra a outras pessoas para participarem e de que vale a pena visitar a Mata da Machada, e também assim deixarmos um lugar melhor para as gerações futuras”.

Nuno Banza, presidente do Conselho Diretivo do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, agradeceu também às várias entidades, “porque ninguém faz nada sozinho. E quero deixar um agradecimento especial à Marinha, que muito tem contribuído para a preservação deste espaço, através da sua Escola de Fuzileiros.

E também agradecer à comunicação social porque através deles é passada a mensagem do que a Mata da Machada tem para oferecer e despertam o interesse em que a visitem e usufruam e contribuam assim para deixar um lugar melhor a quem vem depois.

Por cá têm passado milhares de pessoas e é um orgulho saber que uma cidade que tem cerca de 80 mil habitantes, tem aqui tão perto este espaço natural, onde se promove a interação com a natureza.”

O CEO dos CTT, João Boto relembrou que “esta é a mais simbólica iniciativa, que realizamos com a Quercus desde o princípio, e que serve também para garantir a sustentabilidade e dimensão social em todo o país. Mas temos a certeza de que não seria concretizável sem os voluntários e a Câmara Municipal do Barreiro.”

O evento deste ano teve como embaixadora a actriz Sandra Cóias que agradeceu também à organização e deixou uma curta mensagem: “Vamos plantar árvores! Espero que esta ação chegue a todos e nos leve a aproximar-nos mais da natureza.”

Por fim, Paula Cristina da Silva, coordenadora da Quercus afirmou “tratar-se este de mais um ano de plantação de árvores, e esta é uma ação sempre bem recebida na Mata da Machada” e agradeceu às entidades “e aos voluntários que têm vindo a ajudar nesta ação desde sexta-feira.”

Este ano a iniciativa teve como árvore escolhida a cerejeira-brava, mas na Mata da Machada foram plantados cerca de 7.000 sobreiros, que depois de devidamente colocados num terreno preparado, receberam a essencial água pelos Bombeiros Voluntários do Barreiro.

Esta plantação representa o número de kits ‘Uma Árvore pela Floresta’ que foram adquiridos pelo público durante o ano 2021, no âmbito da 8.ª edição da campanha.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *