BarreiroDesporto

Barreiro | Sócios do Fabril querem recuperar nome de ‘CUF’

O mítico Grupo Desportivo Fabril do Barreiro, vai voltar a chamar-se CUF «a pedido dos sócios», que devem aprovar a alteração de nome no sábado, em assembleia geral, disse à Lusa o presidente do clube, Faustino Mestre.

No entanto a alteração não é consensual, uma vez que apesar o Grupo José de Mello já demonstrou a sua oposição.

Faustino Mestre adiantou que recebeu «uma carta da CUF Saúde a informar que não autorizam a mudança de nome, um detalhe que não irá travar a vontade de alguns sócios, que não são assim tão poucos».

O Fabril, que tem origem no antigo Grupo Desportivo da CUF e foi também designado por Quimigal, entre 1977 e 2000, voltará, assim, a ser conhecido pelo nome com que se notabilizou no panorama desportivo português antes da revolução de 25 de abril de 1974.

O presidente do clube frisa que «a CUF não foram os Mello que a fizeram, foi o Alfredo da Silva. Entretanto, apareceu esta ideia de mudar o nome para Clube União Fabril (CUF). Percebi perfeitamente o que as pessoas queriam e não fui contra, por isso vamos apresentar a proposta de alteração no sábado», explicou o dirigente do clube com sede no Lavradio.

A nova designação resultará, no entanto, da leitura das iniciais de Clube União Fabril e não da abreviatura popular do antigo nome do Grupo Desportivo da CUF.

«Os Mello é que ainda não perceberam que já não são donos de Portugal. Quem vai passar a chamar CUF ao nosso clube é a comunicação social, as pessoas. Até deviam era ficar contentes por sermos os primeiros a respeitar os laços com a família» desabafou Faustino Mestre.

A Companhia União Fabril, um importante grupo industrial português do início do século 20, foi fundada, segundo o site do Grupo José de Mello, em 1898, por Alfredo da Silva, que foi também determinante na criação do clube desportivo, décadas mais tarde, e dá o nome ao estádio do Fabril.

Mas a data de fundação do clube, 27 de janeiro de 1937, vai também a votos na assembleia geral de sábado e pode vir a ser alterada «para março de 1928», uma vez que, garante Faustino Mestre, existem evidências de que o Grupo Desportivo da CUF já existia nessa data.

«Recentemente recuperámos a bandeira original de quando o clube nasceu e tem lá a data em letras bem grandes. Há também documentos que provam que o clube já era nascido em 1928. A Associação de Futebol de Lisboa, que é mais antiga que a própria Federação Portuguesa de Futebol, já tem lá documentos com o nome do nosso clube. É apenas uma questão de justiça e de verdade», sustentou o dirigente.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *