Barreiro

Barreiro realizou a recente tradição da procissão Marítima em honra de Nossa Senhora do Rosário

O cortejo marítimo da procissão em honra de Nossa Senhora do Rosário percorreu hoje no feriado dia 15 de agosto as margens dos rios Coina e Tejo

A procissão contou com a participação de barcos de pescadores, barcos de recreio particulares e públicos, engalanados a rigor para a ocasião.

Esta tradição fazia parte da tradição desde que há memória e registos das Festas de Nª Srª do Rosário, contudo deixou de ser realizada durante muitos anos e recentemente voltou a ser recriada e é neste momento dos pontos altos das celebrações e que atraí milhares de pessoas á cidade e às margens do rio.

O início do barque foi marcado para as 16h na doca dos pescadores “Camarros”, saindo a procissão em direção ao POLIS na zona ribeirinha de Santo André, passando pela praia de Copacabana, Bico do Mexilhoeiro e Avenida Bento Gonçalves onde foi realizado o encontro com as restantes imagens da procissão que seguiu por via terrestre acompanhada de milhares de pessoas que vieram prestar uma homenagem e mostrar a sua devoção e fé pela Nossa Senhora do Rosário.

Antigamente e segundo reza a história, a Procissão de Nª Srª do Rosário era realizada anualmente com partida da Igreja de S. Roque, em Lisboa, fazendo a sua travessia para a margem sul.

Num dos anos destas festividades, terá ocorrido uma tempestade que obrigou a um desvio do cortejo marítimo para os abrigos nas margens do Barreiro, trazendo assim a origem da tradição e devoção a Nª Srª do Rosário à atual cidade do Barreiro.

Este culto dos barreirenses iniciou há mais de 280 anos, desde 1736. Em 1780, começou a construção da Igreja, fazendo com que Nossa Senhora do Rosário se torna-se a padroeira do concelho, celebrada a 7 de outubro, data essa que já foi Feriado Municipal no Barreiro.

DR – DIÁRIO DO DISTRITO – Aldina Magalhães


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *