BarreiroSaúde

Barreiro | Protesto reúne dezenas de utentes à junto ao hospital

Foi convocado nesta sexta-feira, dia 03 de março, um protesto convocado pela Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Barreiro, que contou também com a presença de outras comissões do Arco Ribeirinho (Montijo, Baixa da Banheira e Alhos Vedros) assim como da Associação de Mulheres com Patologia Mamária, do Movimento Democrático de Mulheres, da União dos Sindicatos de Setúbal/CGTP-I, informação adiantada pela agência Lusa.

João Veiga, da comissão de utentes do Montijo, afirma que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) está a ser alvo de ataque, e acusou ainda o Governo socialista de não investir num serviço de tamanha importância para o país.

A iniciativa contou também com a presença da deputada do Partido Comunista Português, Paula Santos, e dos vereadores da CDU na autarquia do Barreiro, foi marcada depois de terem vindo a público alterações ao nível da urgência de pediatria.

“Nas últimas décadas assistimos ao encerramento de serviços do nosso hospital, sem critério que justifique privar as populações da garantia de acesso próximo a direitos tão fundamentais para as suas vidas, quando aumentam os atendimentos em todas as valências”, explicava a comissão de utentes no comunicado de imprensa, enviado à agência lusa,  onde anunciaram a convocação do protesto.

Em 24 de fevereiro, o presidente do Sindicato Independente dos Médicos (SIM) disse à agência Lusa ter tido conhecimento de que a urgência pediátrica noturna do CHBM iria encerrar a partir do dia 01 de março, contudo no dia do suposto encerramento, o Conselho de Administração esclareceu que o Serviço de Urgência Pediátrica estava a funcionar sem constrangimentos.

Em comunicado, o Conselho de Administração do CHBM explicou que a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS), está a trabalhar num modelo de reorganização das urgências pediátricas na região de Lisboa e, até que esse modelo seja decidido, a Urgência Pediátrica do CHBM manterá o seu regular funcionamento.

Paula Santos, deputada à Assembleia da República, que esteve presente na iniciativa, defende que a solução passa por um maior investimento e reforço do número de profissionais, nas suas carreiras, remunerações e condições de trabalho que permitam prestar cuidados com qualidade.

“A solução não passa por encerrar porque o encerramento de serviços penaliza a população”, disse, acrescentando ainda que quem sai beneficiado de um encerramento são os grupos privados de saúde.

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo foi criado em 01 de novembro de 2009 e integra o Hospital de Nossa Senhora do Rosário e o Hospital do Montijo prestando assistência às populações dos concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *