Barreiro

Barreiro já tem vencedores dos «Desafios Empreendedores»

Já são conhecidos os vencedores do concurso de ideias do Programa de Empreendedorismo, para os alunos do ensino secundário, nas categorias Geração de Ideias, Sustentabilidade, Património e Gastronomia.

O Programa de Empreendedorismo que estava a decorrer nas escolas do concelho do Barreiro, quer do 1.º ciclo, quer do Secundário, sofreu algumas alterações devido à questão do COVID-19, tendo sido reformulado para que continuasse a ser realizado, mesmo com a interrupção das aulas presenciais.

O vereador Bruno Vitorino, responsável pela área de Empreendedorismo da Câmara Municipal do Barreiro, sublinha num comunicado que «houve a necessidade de reinventar este projeto rapidamente, para que não se perdesse todo o trabalho que tinha sido feito.

O que se passou com este programa, também é um exemplo de empreendedorismo. Tivemos que nos adaptar à situação, arranjando uma solução. Nunca baixámos os braços.»

No Secundário, as alterações fazem-se sentir mais profundamente. Em vez dos projetos e ideias de negócio atingirem um momento final presencial onde se iria aferir o grande vencedor, este momento foi convertido em 4 desafios passíveis de serem concluídos à distância, pensando em primeiro lugar nas condições possíveis, tecnológicas e familiares, que permitissem a motivação e o empenho na conclusão dos seus projetos.

Dada a complexidade da situação, decidiu-se também alargar a participação a toda a comunidade escolar, para o 10.º, 11.º e 12.º anos, permitindo assim que alunos que integraram o Programa pudessem trabalhar também com outros alunos de outras turmas não integrantes do Programa.

Os vencedores de cada um dos desafios vão ganhar um tablet. Para além da Câmara Municipal do Barreiro, também a Baía do Tejo e a Fundação Amélia de Mello se associaram a esta iniciativa.

Os trabalhos a concurso foram avaliados por um júri, constituido por um representante da Câmara Municipal, Sérgio Saraiva, administrador da Baía do Tejo, João Mil-Homens, diretor de inovação na José de Mello, e por Miguel Pina Martins, CEO da Science for You.

Os vencedores das categorias a concurso foram:

 

Geração de ideias

 

1.º Prémio – “Bioclean” (Tiago Almeida, Patrícia Cavaco e Filipe Borges – Agrupamento de Escolas de Santo António).

 

1.º Prémio –  “Ecompost” (Nicole Silva, Rafaela Seco e Tiago Peiriço – Escola Básica e Secundária Alfredo da Silva).

 

Menção Honrosa – “Part-time APP” (Gonçalo Carvalho, Beatriz Rombert e Tiago Rebotim – Escola Básica e Secundária Alfredo da Silva).

 

Sustentabilidade

 

1.º Prémio: – “Proteção: Máscaras no chão, não!” (Rodrigo Valente Marques – Escola Profissional Bento de Jesus Caraça).

 

Menção Honrosa – “O Sobreiro” (Rúben Andrade Pereira – Escola Secundária de Santo André).

 

Património

 

1.º Prémio – Vem descobrir o Barreiro dos Descobrimentos (Beatriz Cruz e Solange Manha – Escola Básica e Secundária Alfredo da Silva).

 

Menção Honrosa – Lugares de Memória (David Ramos – Escola Secundária Augusto Cabrita).

 

Gastronomia

 

1.º Prémio – “Camarro de Côco” (Irina Carvalho, Olixe Semedo e Tiago Mexia – (Agrupamento de Escolas de Santo António).

 

Menção Honrosa – Massada de Safio e Ameijoa (Érica Rodrigues, Joana Silva e Viviana Ermelindo – Agrupamento de Escolas de Santo António).


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *