Barreiro

Barreiro | Festival Out.Fest 2021 acontece em junho e outubro

- publicidade -

O Out.Fest – Festival Internacional de Música Exploratória do Barreiro vai ser repartido por dois meses, junho e outubro, anunciou a organização.

O primeiro momento da 17.ª edição decorrerá de 03 a 05 de junho, com os concertos concentrados no auditório ao ar livre do Parque Paz e Amizade e no auditório municipal Augusto Cabrita.

Serão oito concertos, a começar, a 03 de junho, pela trompetista portuguesa Susana Santos Silva e pelo compositor romeno Iancu Dumitrescu, 77 anos, “figura superlativa da música contemporânea” europeia, fundador do Hyperion Ensemble.

Susana Santos Silva, atualmente radicada em Estocolmo, estará no Barreiro à frente de um quinteto luso-sueco com João Pedro Brandão (saxofone alto e flauta), Hugo Raro (piano e sintetizador), Torbjörn Zetterberg (baixo eléctrico) e José Marrucho (bateria).

A presença de Iancu Dumitrescu no Out.Fest acontecerá no âmbito do projeto colaborativo europeu “Unearthing the Music”, do qual a organização do festival faz parte, e a atuação será com o Barreiro Ensemble, composto pelos músicos Gustavo Costa, César Burago, Helena Espvall, Hugo Antunes, Pedro Sousa, Dora_AV, João Silva e Ricardo Webbens.

A 04 de junnho, o primeiro concerto será dos portugueses Gala Drop, seguindo-se a artista sérvia Svetlana Maras, que fará a estreia mundial da composição “Radio Concert n.2”, também à boleia do “Unearthing the Music”, e o percussionista português Pedro Carneiro.

A 05 de junho o Out.Fest tem três propostas: O rap nacional com o músico Tristany, a música hipnótica do húngaro Bálint Szabó, que se apresenta enquanto Gosheven, e uma colaboração inédita entre dois novos nomes da música independente portuguesa, com Odete e Herlander.

Nesse dia à tarde, Bálint Szabó dará uma paletra na biblioteca municipal para falar sobre o processo criativo do álbum “Antipodal Polyphony”, que estreará no Out.Fest.

A passagem de Szabó pelo festival inscreve-se no projeto europeu REMAIIN – Música Radical Europeia e sua Natureza Intercultural – do qual o Out.Fest é uma das quarto entidades promotoras, de investigação sobre influências culturais na música experimental do passado e presente.


Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Permita anúncios

Detetámos que utiliza um bloqueador de anúncios.
Apoie o jornalismo sério e considere desativá-lo para o nosso site.
Saiba como desactivar: carregue aqui