Barreiro

Barreiro | Antigo parque industrial da CUF vai integrar rede de turismo internacional

O parque industrial da Baia do Tejo, no Barreiro, instalado no antigo complexo da CUF, tornou-se membro efetivo da rede de turismo industrial a nível internacional, a European Route of Industrial Heritage (ERIH), a principal rede de turismo do património industrial da Europa, composta por cerca de 2.000 locais de interesse, que se distribuem por 47 países.

A integração ocorre na sequência da classificação pela Direção Geral Património Cultural como «Conjunto de Interesse Público» de parte considerável do património detido pela Baía do Tejo.

O património da Companhia União Fabril (CUF), fundado em 1908, chegou a ser o maior conglomerado industrial da Península Ibérica, durante o Estado Novo.

Segundo o diploma do gabinete da Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, citado pela Lusa, o património agora classificado «mantém ainda hoje arquiteturas autênticas e de relevante valor histórico e cultural e social, testemunhando diversas fases de produção e de laboração de um dos maiores complexos industriais europeus e dos mais significativos enquanto património industrial português e inclui, ainda, toda uma série de equipamentos de natureza social».

O diploma identificou seis zonas de interesse, que enquadram mais de uma dezena de equipamentos classificados com interesse público.

O conselho de administração da Baía do Tejo definiu como uma das linhas estratégicas da comunicação da empresa a valorização de um dos pilares que diferenciam e tornam os seus parques empresariais únicos: o património industrial existente nestes ativos.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *