Barreiro

Barreiro | Alunos recebem ações de sensibilização para «uma boa gestão da água»

A Câmara Municipal do Barreiro, através da Divisão de Águas e Saneamento, realizou um ciclo de ações de sensibilização sobre as temáticas da água em todas as escolas do 1.º ciclo do concelho (3.º e 4.º anos), com vista a despertar a atenção dos alunos para “uma boa gestão da água”.

No dia 17 de fevereiro, a Escola Professor José Joaquim Rita Seixas recebeu a última ‘aula’ intitulada «A Água da Torneira é à Maneira», de um conjunto de dezenas realizadas, entre novembro e fevereiro, para um universo de cerca de 1.938 alunos.

Estas ‘aulas’ foram conduzidas por Técnicos da Divisão que desafiaram os jovens alunos a participar e a olharem para o ciclo urbano da água, desde a sua captação e tratamento, até à devolução ao meio hídrico. 

No decorrer destas ações, a Autarquia, em parceria com a empresa de educação ambiental BoG – Environmental Consulting, tem oferecido um Kit de ‘Expedição H2O’ a cada escola.

Os Kit’s são compostos por vários materiais didáticos, desde livros, jogos temáticos e fichas pedagógicas, alusivos à água e relacionados com histórias diárias, nas quais são explicadas as atitudes a adotar para uma melhor gestão e valorização da água, com o intuito das crianças elucidarem, posteriormente, as suas famílias.

O vereador Carlos Guerreiro, responsável pelo pelouro das Águas e Saneamento, faz um «balanço muito positivo desta iniciativa» e salienta «a importância destas ações de sensibilização dos alunos, bem como o entusiasmo e a participação demonstrados pelos jovens».

Para o vereador «a boa gestão dos recursos hídricos e a sustentabilidade ambiental são temas que marcam a agenda política nacional e internacional, pelo que este tema tem de estar no centro das boas políticas públicas e da Educação para a Cidadania».


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *