Atualidade

Banda da PSP celebra 40.º aniversário de formalização

A Polícia de Segurança Pública (PSP) assinala amanhã, dia 28 de abril, o 40.º aniversário da formalização, na sua estrutura, de uma componente cultural de música por intermédio da Banda Sinfónica.

Embora já antes de 1981 a PSP dedicasse uma parte importante da sua atividade à abordagem da cultura musical, a necessidade de profissionalização dos Polícias que a integram levou a que, nesse ano, a Banda fosse oficializada pelo Decreto-Lei 88/81, de 28 de abril.

Em mais de 150 anos de existência da PSP, a música sempre fez parte da Instituição. Historicamente pode-se afirmar que a música na PSP acompanha a génese da formação e crescimento da própria corporação.

Nestes 40 anos de existência formal, a Banda apresentou um trabalho de representação e de divulgação da PSP em todo o território nacional e em diversos palcos internacionais, e para todas as faixas etárias, contando com mais de3 000 eventos públicos que envolveram cerca de um milhão de ouvintes.

De entre outras distinções, destacam-se as referências elogiosas outorgadas pelo Comandante Geral da PSP, General Monteiro Pereira, em 1994, e por Sua Exª. o Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio, em 1996. Salientam-se ainda os Louvores atribuídos pelo Comandante-Geral da PSP em 1995, e pelo Diretor Nacional da PSP em 2015, o diploma e medalha de agradecimento por “Espontânea e Valiosa Cooperação“ da Cruz Vermelha Internacional, bem como o título de “Benemérita de Honra da Ordem Hospitaleira em Portugal”.

A par da PSP, pioneira neste campo, também a sua Banda foi a primeira, das integrantes das Forças de Segurança e Forças Armadas portuguesas, a integrar mulheres na sua composição no ano de 1982.

Com os 116 Polícias que já exerceram funções na Banda, e com os 92 que pertencem atualmente ao seu quadro, a Banda concretiza um objetivo de grande relevo para toda a PSP: a aproximação aos mais diversos públicos, com uma tónica positiva, captando a sua atenção para a atividade e conselhos de prevenção da PSP.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *