Economia

Banco Central Europeu volta a subir taxas de juro e PR lança alerta

O Banco Central Europeu (BCE) voltou a subir hoje as taxas de juro em 75 pontos base, resultando no “terceiro grande aumento consecutivo das taxas directoras”, segundo a instituição, e que irá ter naturalmente impacto na prestação mensal dos empréstimos.

A instituição liderada por Christine Lagarde reafirma a intenção de continuar a aumentar as taxas de juro nos próximos meses, em resposta à inflação.

Entretanto, o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa alertou que “prosseguir de forma indefinida” com o aumento das taxas de juro pode ter “consequências complicadas”, até porque, defendeu, pode estar a ser atingido um “ponto em que a subida dos juros começa a matar as economias”. Por isso, o BCE deve repensar “o galope das taxas”.

“Em tempos tinha dito que esta mudança do oito para o 80 do BCE, a prosseguir de forma indefinida, podia ter consequências complicadas. Vale a pena pensar, e pensar o mais próximo possível, se é de continuar este galope, porque pode ser a maneira não certa, não correcta, de resolver o problema da inflação e do crescimento económico”, disse Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações aos jornalistas, momentos antes de o Banco Central Europeu (BCE) ter voltado a aumentar as taxas de juro.

O chefe de Estado, que falava após ter ouvido uma intervenção do ex-vice-presidente do BCE Vítor Constâncio sobre esta matéria, numa iniciativa da Ordem dos Economistas, manifestou a esperança de que “daqui a um mês já tenha chegado aos decisores europeus, nomeadamente ao BCE, esta preocupação”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *