País

Aviso à população por perigo de incêndio emitido pela Proteção Civil

A Proteção Civil lançou um aviso após a previsão de um agravamento das condições meteorológicas favoráveis ao incremento do risco de incêndio, devido ao tempo quente e seco, sendo de destacar os seguintes aspetos para as próximas 72 horas, devido a uma máxima de ar quente vinda de África.

Ficam 12 distritos em Alerta Amarelo este sábado e que sobe para 14 distritos no domingo.

As temperaturas vão atingir valores elevados, acima dos 30°C na generalidade do território e a rondar os 40°C no Interior no domingo e segunda-feira (5 e 6 julho), com possibilidade de ocorrerem noites tropicais no Interior e no Algarve a partir de domingo.

Também o vento – a predominar de Noroeste – será por vezes forte (até 45 km/h) no Litoral Oeste (com rajadas até 65 km/h apenas hoje) e nas terras altas.

A Proteção Civil alerta ainda para a instabilidade atmosférica no Interior a partir de amanhã, e para a possibilidade de ocorrência de trovoada (seca) no domingo e segunda-feira.

Face a estas condições atmosféricas, prevê-se que «o risco de incêndio se mantenha muito elevado/máximo no Interior do país e no Algarve, com maior agravamento a partir de domingo, inclusivamente nas regiões do Litoral Oeste».

Nos próximos dias estão proibidas as queimadas extensivas sem autorização, fazer queima de amontoados, utilizar fogareiros ou grelhadores em todo o espaço rural; fumar ou fazer lume nos espaços florestais, lançar balões de mecha acesa e foguetes, e usar motorroçadoras (exceto se possuírem fio de nylon), corta-matos e destroçadores.

É ainda obrigatório usar dispositivos de retenção de faíscas e de tapa-chamas nos tubos de escape e chaminés das máquinas de combustão interna e externa nos veículos de transporte pesados e  um ou dois extintores de 6 Kg, consoante o peso máximo seja inferior ou superior a 10 toneladas.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *