AlmadaDistrito de SetúbalDistritos

Avisadores de Incendio Florestal inaugurados na Mata dos Medos

Na passada quarta-feira, dia 27 de abril, realizou-se a sessão de apresentação da operação “Floresta Segura. Floresta Verde 2022”, da Camara Municipal de Almada, onde foi inaugurada o novo Sistema de Aviso de Risco de Incêndio Florestal, na Estrada do Pinhal da Mata dos Medos.

A apresentação contou com a presença do Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, da presidente da CM Almada, Inês de Medeiros, do coordenador da proteção civil, António Godinho e das três corporações de bombeiros dos sapadores municipais.

Ministro do MAI lembrou a importância da floresta para todos nós @FOTO_DD_ND

O coordenador explicou como irá funcionar o novo avisador de incendio referindo que “irá ser um avisador automático e estará ligado ao site do IPMA. e sempre que este mudar de cor, mudará automaticamente o risco de incêndio para Almada. Vai ser colocada uma árvore que irá estar visível à circulação, que terá uma copa permitindo que nas quatro entradas principais da Mata Nacional dos Medos tenha estes quatro avisadores”.

O autarca, José Luís Carneiro, enalteceu “a importância no percurso que foi feito pela estratégia municipal tendo em vista dar maior proteção, organizando a forma como se estrutura a resposta ao combate aos incêndios sendo esta preventiva”. Frisando ainda que “esta resposta preventiva foi feita construindo um diálogo  em parceria com todas as forças e serviços de proteção civil e particularmente com o envolvimento dos cidadãos”.

Inês de Medeiros, no seu discurso para além de ter agradecido o empenho do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas – ICNF na construção de passadiços, aproveitou a oportunidade para falar sobre a futura passagem da Bateria da Raposa para a Esfera Municipal. Espaço este onde vai ser colocado o Serviço de Proteção Civil, cumprindo assim “uma promessa” que é a da Central Única, que será primeiramente ocupada pelos sapadores florestais do município.  

A autarca garantiu que a Câmara Municipal já tem “luz verde” por parte das finanças para avançar com o projeto.

No fim das intervenções foram ligados os quatro avisadores de risco de incêndio.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *