CulturaCuriosidadeEducaçãoHistoriaInternacionalPaísSesimbra

Avança as obras de construção do futuro Centro Cultural Costeiro de Sesimbra

O Centro Cultural Costeiro, que vai ser instalado na Rua Dr. Aníbal Esmeriz, já está em obras e em breve será uma realidade. Enquanto esta obra decorrer, haverá o corte do trânsito nesta rua e a alteração do percurso feito pelas carreiras 3218 e 3220. Estes são dois transportes públicas que habitualmente passavam pela rua Dr. Aníbal Esmeriz. Estas obras e o estaleiro associado às mesmas estão a afetar a vida dos locais que todos os dias por aí passavam.

Um dos pedidos que estas pessoas fazem é que após tudo concluído se possa aproveitar e aumentar o passeio, que devido a serem muito curtos fazem com que se existirem dois pedestres a passarem, um terá de ir pela estrada. Para que este projeto se torne realidade, serão gastos 1 milhão e 400 mil euros. Esta construção será comparticipada tanto pela Câmara Municipal de Sesimbra como pelo programa cultural EEAGrants.

Este programa conta com 15 países beneficiários e Portugal vai beneficiar de uma verba de 102,7 milhões de euros. Mesmo no centro da vila, este emblemático espaço cultural vai promover o património social e cultural marítimo do concelho. Este centro vai promover uma cooperação próxima com a comunidade sesimbrense (ligada ao mar há milhares de anos) e parceiros tanto nacionais como internacionais.

Centro Cultural Costeira irá trabalhar de perto com instituições da Noruega

O Museu Marítimo da Noruega e a Universidade Ártica da Noruega vão ser alguns dos espaços culturais e educacionais que vão trabalhar de perto com o futuro centro cultural para partilharem conhecimentos ligados ao mar. Alguns são semelhantes, mas outros são totalmente dispares e muito nossos, como é o caso da arte xávega. Estas instituições vão desenvolver intercâmbios de formação e conhecimento, seminários e uma exposição internacional. Esta vai decorrer em simultâneo em Sesimbra e na Noruega.

O Centro Cultural Costeiro terá como trabalho a conservação, estudo e proteção do património costeiro, uma das maiores riquezas não só da região, mas de todo o país. O centro, no futuro, vai contar com laboratórios de investigação, conservação e restauro, reserva visitável, centro de documentação, salas para exposições temporárias e atividades educativas. Durante várias décadas, o reconhecido edifício sesimbrense foi a casa da Mercearia Ideal. A mercearia será reaberta com o seu mobiliário original e muitas histórias para contar. Esta vai voltar renovada e com o objetivo de promover os melhores produtos locais, como é o caso da maça camoesa ou o pão caseiro da Azóia e de Alfarim.

O edifício que vai receber o futuro Centro Cultural Costeiro sempre esteve ligado à história de Sesimbra. O centenário espaço acolheu a primeira sessão pública de cinema, funcionou como repartição das finanças e, mais recentemente, foi uma galeria que recebeu inúmeros projetos culturais dinamizados pelas diversas associações locais.

O Centro Cultural Costeiro abrirá na primavera de 2024.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *