Atualidade

Autoridades ucranianas denunciam uso de fósforo branco, uma arma química ilegal


O presidente da Câmara de Irpin, Oleksandr Markushyn, disse na sua conta da rede social Telegram que ontem, 22 de março, “os invasores russos usaram fósforo proibido nos subúrbios do noroeste de Kiev”.

“A área aproximada onde a destruição foi causada foi Hostomel-Irpin”, acrescentou o autarca, que ilustrou a sua mensagem com fotos que parecem mostrar um aglomerado de faíscas a cair do céu noturno, segundo a agência de notícias Ukrinform, citada pela agência Lusa.


O presidente da Câmara de Irpin sublinhou que o uso de fósforo branco “é um crime contra a humanidade e uma violação da Convenção de Genebra de 1949”.

O fósforo branco é um químico tóxico e venenoso, entrando em ebulição acima de 200ºC. A lei internacional proíbe o uso de projéteis de fósforo branco em áreas civis densamente povoadas, mas permite que em espaços abertos sejam usados como cobertura para tropas.

Ainda hoje o Presidente dos EUA, Joe Biden, repetiu que existe uma “ameaça real” de que a Rússia use armas químicas na Ucrânia.


Nos últimos dias, a Casa Branca insistiu no risco de Moscovo vir a usar armas químicas como parte de uma “operação de bandeira falsa.



ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *