DestaqueDistrito de SetúbalDistritosJustiça

Autoridades marítimas estão local do derrame de combustível – actualização

O presidente da Câmara de Sines, Nuno Mascarenhas, atualizou hoje para cerca de 250 quilos a quantidade de hidrocarbonetos derramados no Terminal XXI do porto alentejano, corrigindo a indicação de três toneladas que inicialmente tinha avançado.
“Segundo informação da Proteção Civil, o valor aproximado do derrame deve rondar os 250 quilos”, referiu o autarca em declarações à agência Lusa, citando dados atualizados disponibilizados pela Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS).

A informação está a ser avançada pela SIC Notícias, um derrame de combustível com dimensões consideráveis esta a dirigir-se para São Torpes, na zona do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

Para já não são conhecidas as causas do derrame, a Polícia Marítima está no local com o capitão do Porto de Sines a avaliar a situação.

O derrame ocorreu ontem no Terminal XXI do Porto de Sines, em Setúbal, de cerca de três toneladas de hidrocarbonetos, tendo sido “ativados os meios de contingência” com vista “à contenção e recolha” do produto, informou o município.

Em declarações à Lusa, o presidente da Câmara de Sines, Nuno Mascarenhas, explicou que “foram derramadas cerca de três toneladas de hidrocarbonetos” para o mar, que ficaram contidas na área do Terminal XXI “porque foram de imediato acionados os meios de contingência do porto de Sines”.

O autarca indicou ainda que o derrame “aconteceu durante a trasfega de combustível”, esta madrugada.

Por sua vez a Autoridade Marítima Nacional informa em comunicado que «o derrame ocorreu durante a operação de reabastecimento tendo a Administração do Porto de Sines, que tem responsabilidade na área portuária, iniciado todos os procedimentos com vista à contenção do combustível (fuel oil) derramado, colocando barreiras de contenção na área.

Estando o produto contido, a Administração Portuária, com a colaboração da Capitania do Porto de Sines, iniciou esta manhã a recolha do produto e a limpeza da área, operação que continua em curso.

A equipa de investigação da Polícia Marítima, em articulação com o Ministério Público, está a investigar as causas do incidente.»

 




ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *