Atualidade

Autoridade Marítima Nacional alerta para interação ou avistamento de orcas

publicidade

A Autoridade Marítima Nacional alerta os navegantes para os cuidados a ter e o que fazer em caso de interação ou avistamento de orcas, as quais podem ocorrer ao largo da costa portuguesa.

​A interação com estes mamíferos ocorre sobretudo devido ao comportamento curioso de orcas juvenis, as quais atraídas pelas estruturas móveis e ruidosas das embarcações, como o leme e a hélice, podem aproximar-se excessivamente das embarcações e embater nas estruturas móveis, com probabilidade de rutura total ou parcial do leme.

Assim, em caso de avistamento destes mamíferos, a Autoridade Marítima Nacional e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) recomendam a todos os navegantes que seja desligado o motor, por forma a inibir a rotação da hélice, e imobilize a porta do leme, desmotivando assim estes mamíferos a interagir as estruturas móveis das embarcações.

Nos últimos meses têm sido vários os avistamentos e «ataques» de orcas contra embarcações, danificando-as seriamente, a última das quais ao largo de Sines.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Permita anúncios

Detetámos que utiliza um bloqueador de anúncios.
Apoie o jornalismo sério e considere desativá-lo para o nosso site.
Saiba como desactivar: carregue aqui