PaísSociedade

Autoridade Marítima deixa alerta para um agravamento da agitação do marítima, sobretudo no sul do país

- publicidade -

A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha alertaram esta quarta-feira para um agravamento da agitação marítima a partir de quinta-feira, 8 de dezembro, enfatizando a zona sul do país onde a ondulação poderá atingir os 9 metros de altura.

Através de um comunicado, a Autoridade Marítima Nacional informou que o prenúncio do estado do mar determina “um agravamento das condições meteorológicas e de agitação marítima na zona sul de Portugal continental, entre as 18:00 de amanhã [quinta-feira] e as 12:00 de sexta-feira”.

De acordo com as autoridades, a zona sul de Portugal será afetada por uma forte ondulação proveniente do quadrante sudoeste, “com uma altura significativa que poderá atingir os cinco metros e uma altura máxima de nove metros, com um período médio a variar entre os dez e os 12 segundos”.

Esperam-se ainda ventos com uma intensidade média de até 65 quilómetros por hora (km/h) e rajadas até 117 km/h, provenientes do quadrante sudoeste.

Foi deixado um apelo especial à comunidade piscatória e da náutica de recreio que se encontra no mar, “para o eventual regresso ao porto de abrigo mais próximo e a adoção de medidas de precaução”.

Para a generalidade da população, é conveniente que não se desloquem para zonas próximas ao mar, e para quem o fizer, deve ter uma postura preventiva, não se expondo desnecessariamente ao risco.


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *