Destaque

Autoeuropa: Trabalhadores avistam aumento de 5,2% mais mínimo de 80 euros

A Comissão de Trabalhadores (CT) conquistou um novo pré-acordo com a administração da Autoeuropa, que mantém aumento salarial de 5,2%, acrescentando-se um mínimo de 80 euros por trabalhador, acrescido de um prémio de assiduidade de 40 euros.

Esta foi a terceira proposta apresentada pela administração da fábrica automóvel, com sede em Palmela, com a generalidade dos trabalhadores a receber, na prática, 100 euros, com trabalho por turno – vão receber mais 20 euros por esse mesmo motivo.

Este pré-acordo, informa a CT em comunicado enviado na passada segunda-feira, dia 12 de dezembro, prevê também a atribuição dos 40 euros de prémio mensal de assiduidade, que continuará a ser pago independentemente de “férias, dias especiais, dias de compensação, down days (dias de não produção), licença de casamento, licenças de maternidade/parentalidade e dias de nojo”.

O coordenador da CT, Rogério Nogueira, considera “o acordo agora alcançado é positivo para todos os trabalhadores”, disse à Lusa.

Este novo pré-acordo vai ser votado nos próximos dias 15 e 16 de novembro, em referendo, com, no entanto, avança a mesma fonte, o SITE Sul, Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Sul, a manter a decisão dos plenários.

O SITE Sul pede à CT que apresente e explique nestas ações “o pré-acordo aos trabalhadores” da Autoeuropa, com o pensamento de que “a empresa poderia ir mais além”.

“Não estamos a dizer que se trata de um mau acordo, mas era importante que a CT não se limitasse a fazer o referendo e que se disponibilizasse para explicar este pré-acordo em detalhe a todos os trabalhadores nos plenários convocados pelo SITE Sul», sublinhou Eduardo Florindo, sindicalista da SITE Sul, à Lusa.

O último pré-acordo, que previa o aumento de 5,2%, foi chumbado, com o voto de apenas 3.865 trabalhadores – de um total de mais de 5 mil – efetivando-se 2.007 votos contra o pré-acordo e 1.826 a favor, com 10 votos nulos e 22 votos em branco.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *