País

Autarquias assinam hoje com o Governo contratos para passe único na AML

O Governo e os presidentes dos municípios da Área Metropolitana de Lisboa (AML) assinam hoje os contratos para a entrada em vigor, em abril, de um passe único nos 18 concelhos da AML, que custará no máximo 40 euros.

Na cerimónia estará presente o primeiro-ministro, António Costa, o ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Matos Fernandes, e o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos.

Pela área metropolitana, assinarão os documentos o presidente da AML, Fernando Medina, o primeiro-secretário metropolitano, Carlos Humberto, e os 18 presidentes dos municípios.

O passe único terminará com as centenas de títulos combinados que existem atualmente para a utilização dos transportes coletivos e vai ter apenas duas configurações: o Navegante Municipal custará 30 euros, permitindo viagens dentro de cada concelho, e o Navegante Metropolitano custará 40 euros, permitindo deslocações nos meios de transporte públicos em toda a área metropolitana.

Com o novo passe, as crianças podem viajar gratuitamente em toda a AML até ao último dia dos seus 12 anos, o que atualmente só acontecia no concelho de Lisboa. Serão mantidos os descontos para estudantes, reformados e carenciados.

O novo passe, que poderá ser carregado a partir de 26 de março, é mensal (válido por um mês, a partir do seu primeiro dia).

A AML anunciou também o lançamento de um passe familiar, que agregará os passes dos membros da mesma família, independentemente do seu número, e que custará, no máximo, 80 euros para viajar na AML e 60 euros para viajar dentro de cada concelho. No entanto, devido “à complexidade técnica” deste passe familiar, o seu lançamento deverá ser adiado.

Os carregamentos do novo passe continuarão a ser feitos nos moldes atuais, nos balcões e máquinas dos operadores e em caixas multibanco.

TST preparada para novo passe,
Fertágus e Transtejo em silêncio

O Diário do Distrito procurou saber junto das operadoras de transportes da margem sul quais os preparativos que cada empresa está a realizar para a possibilidade de o número de passageiros vir a aumentar.

Apenas a Transportes Sul do Tejo respondeu ao email enviado a 22 de Fevereiro, explicando que «se encontra atenta à evolução da procura dos seus serviços, adequando os meios dentro da capacidade disponível», e relativamente à possibilidade de aumento da frota «a empresa efetua anualmente uma renovação da sua frota, investindo cerca de 3 milhões de euros por ano».

Já sobre a possibilidade de alargamento da rede «está dependente de autorização das autoridades de transportes, sendo o mesmo condicionado à evolução da procura», não adiantando também se os horários vão ser alterados, embora garanta que «a TST continuará a monitorizar a procura no sentido de adequar os seus serviços».


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *