Montijo

Autarquia integra Grupo Local de Ação Costeiro para construir ‘Gaivota do Montijo’

A Câmara Municipal do Montijo aprovou por unanimidade, esta quarta-feira, em reunião do executivo, um protocolo de cooperação e parceria com a ADREPES para adesão ao grupo de ação local costeiro para o período de 2021-2027.

O objetivo é posteriormente. apresentar uma candidatura, a fundos comunitários, para a construção de uma embarcação tradicional do Tejo, «um desejo antigo do município» conforme referiu o presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta.

«A ideia é construir um bote de fragata a que apelidámos de Gaivota do Montijo.

Já foi feita toda a descrição cultural e enquadradora de Aldeia Galega, do património náutico e toda a sua história nesta relação com o rio. Iremos, esperamos, através deste financiamento do Gal Costeiro construir um barco totalmente novo, em madeira e tradicional».

O Grupo de Ação Local ADREPES Costeiro tem como missão implementar a estratégia DLBC Costeiro, em conjunto com a sua parceria, face ao objetivo estratégico de ‘Contribuir para o Desenvolvimento Económico, Social e Ambiental do espaço costeiro e estuarino da Península de Setúbal’.

O protocolo de cooperação será celebrado com diversas entidades da península.

A estratégia DLBC Costeiro inclui financiamento de 3 fundos – Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP), Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e Fundo Social Europeu (FSE), operacionalizados através do Programa Operacional MAR 2020 e Programa Operacional Regional (POR) Lisboa 2020.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *