
O Gabinete da Presidência da Câmara Municipal do Montijo emitiu um esclarecimento enviado às redações acerca da transmissão do coronavírus-19 nas empresas de transformação de carnes do Montijo.
«O município do Montijo acompanha diariamente a situação de evolução dos casos positivos para o coronavírus no concelho.
Mantemos um contacto regular com a autoridade de saúde concelhia, com os agentes de proteção civil, com os serviços municipais de apoio domiciliário, com as Juntas de Freguesia e com acompanhamento da concretização das medidas aprovadas pela câmara para combater a pandemia. Esse trabalho é do conhecimento dos montijenses.
Contudo, atendendo ao elevado número de dúvidas manifestadas pela comunicação social e nas redes sociais relativos aos casos positivos para o coronavírus nos trabalhadores de empresas de trabalho temporário contratadas pelas empresas de abate e transformação de carnes no Montijo, consideramos oportuno o esclarecimento dos assuntos que mais dúvidas têm suscitado:
- O seguimento dos casos positivos para o coronavírus é realizado pela autoridade concelhia de saúde que, de acordo com a Lei, detém a competência para tal.
- Todos os casos testados positivos para o coronavírus no Montijo encontram-se reportados no Boletim Diário da Direção Geral de Saúde.
- Como responsável máximo da Proteção Civil Municipal, o Presidente da Câmara acompanha, em permanência, todas as situações reportadas pelas autoridades de saúde públicas do concelho e nacionais. A proteção civil municipal tem disponibilizado todos os meios necessários no combate à pandemia.
- A responsabilidade pela higiene, segurança e saúde dos trabalhadores é da inteira responsabilidade das empresas envolvidas. Por isso mesmo, as autoridades de saúde públicas e a Proteção Civil Municipal determinaram a realização de uma bateria de testes a todos os trabalhadores que eventualmente tenham tido contacto com os casos positivos iniciais.
- As empresas envolvidas assumiram de imediato a realização de cerca de 140 testes, dos quais deram positivo ao coronavírus 39 trabalhadores, residentes em vários concelhos.
- Por determinação das autoridades envolvidas na contenção da transmissão, todos os casos testados positivos para o coronavírus estão em isolamento domiciliário obrigatório, incluindo os casos assintomáticos.
- De acordo com informação prestada pela autoridade concelhia de saúde, os casos referidos anteriormente são importados, não se registando, até à data, qualquer transmissão ativa na comunidade.»
Nuno Canta, presidente da autarquia, deixa ainda «uma palavra de agradecimento a todas as entidades envolvidas na contenção da transmissão e no trabalho exemplar que realizaram para salvar vidas».
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito